XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1955
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PAULO FREIRE E MÁRIO OSÓRIO MARQUES:
UM LEGADO DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
Antônio Carlos Amaral
1
Milton César Gerhardt
2
Walter Frantz
3
RESUMO:
Abordar o tema da educação com ênfase huma-
na é reconhecer um legado de teóricos que contribuíram
com marcas no seu tempo. Trazer à tona Paulo Freire e Ma-
rio Osório Marques como educadores atentos e sensíveis ao
período histórico atual é perfazer um caminho desafiador e
humanizante. O ser humano é um ser que na sua constante
busca se depara com situações que o desafiam a se colocar
como mediador de posições/convicções que extrapolam o
mero ser professor/educador. Os autores em questão tra-
zem um grande legado de experiências, voltados para a
educação e promoção da consciência do ser humano para
si e em relação com os outros. Dessa forma, o artigo busca
uma educação com viés humano sempre na constante luta
para ser um espaço de emancipação, procurando a garan-
tia de oportunidades para as pessoas se constituírem como
seres humanos capazes de emancipar sua condição social,
histórica e cultural.
Palavras-chave:
Diálogo; Emancipação; Conscientização;
Paulo Freire; Mário Osório Marques.
1
Graduado em Medicina (UFSM), Especialista em Psiquiatria (UFSM), Mes-
tre e doutorando em Educação nas Ciências da Unijuí/RS. Contato:
cons. amaral@hotmail.com2
Graduado em Filosofia (Unijuí), Mestre e doutorando em Educação nas
Ciências da Unijuí/RS, Bolsa Capes. Contato:
miltoncesargerhardt@yahoo. com.br3
Doutor em Ciências Educativas pela Universidade de Münster/Alemanha
(WWU). Professor do PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação
nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul – UNIJUÍ/RS. Contato:
wfrantz@unijui.edu.br