XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1961
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tervir no mundo. Conforme Freire (2015), a intervenção
acontece à medida que não se restringe ao conhecimento
dos conteúdos ensinados e/ou aprendidos, mas num esfor-
ço de reprodução da ideologia dominante ou mesmo o seu
desmascaramento. Acreditar na neutralidade da educação é
desconhecer a história e assumir o hegemônico que perfaz
a leitura prevalecente.
Marques, por sua vez, (1996, p. 140) ressalta a com-
plexidade e antagonismos presentes no espaço da escola
capitalista:
Ao produzir conhecimentos utilizáveis na esfera
econômica, a escola exerce funções de mediação,
de seleção e de transformação, entre os conceitos
científicos e o mundo do trabalho, funções que não
são apenas reprodutivas ou mecânicas, mas em que
se confrontam interesses contraditórios, os pode-
res da imposição e os da resistência, os da cultura
dominante e os da “cultura do trabalho”; com os
trabalhadores, nas escolas e nas empresas, “lutan-
do para manter seus conhecimentos, humanidade
e dignidade”.
Com isso, amplia-se a necessidade do papel da edu-
cação como espaço de humanização. Nas suas significativas
contribuições à educação, Paulo Freire insiste na questão da
liberdade. Para ele esta foi uma das experiências mais mar-
cantes nos diferentes espaços que ocupou e exerceu na sua
trajetória de vida. Nesse sentido, pensar na liberdade na es-
cola é, por vezes, colocar-se numa situação que implica em
se colocar diante de enormes desafios.
A liberdade amadurece no confronto com outras
liberdades, na defesa de seus direitos em face da
autoridade dos pais, do professor, do Estado. É
claro que nem sempre a liberdade do adolescente
faz a melhor decisão com relação a seu amanhã. É
indispensável que os pais tomem parte das discus-
sões com os filhos em torno desse amanhã. Não
podem nem devem omitir-se, mas precisam saber
e assumir que o futuro é de seus filhos e não seu. É
preferível, para mim, reforçar o direito que tem à li-