XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1963
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
bitação, educação, segurança.
LEGADOS HISTÓRICOS E HUMANOS
Pensar o legado desses dois grandes teóricos da edu-
cação parece ser uma tarefa ousada. O que efetivamente
influencia o ser humano? Para Marques (1988, p.144) na plu-
ralidade e na multiplicidade das quais a sociedade é marca-
da corroboram para uma necessidade crescente da solida-
riedade. O indivíduo como sujeito social e humano procura
se vincular a espaços de pertencimentos, nos quais ele se
identifica, procurando participar, pois se constitui no ser ou-
tro distinto. O ser humano tem uma necessidade fundamen-
tal de se transformar enquanto um ser educável, deixando
a si mesmo a sua espontaneidade, considerando os atribu-
tos históricos que o qualificam como um ser incompleto e
inacabado. Reconhecendo a incompletude o ser humano
busca, nas potencialidades que vai construindo, um amadu-
recimento que a educação oferece como possibilidade real
e concreta.
Olhar e entender a história da educação é procurar
entender as dinâmicas de humanização que aparecem pe-
los meandros da vida em sociedade. Por um lado, temos as
elites procurando encontrar as formas de como manter os
privilégios, os quais, por vezes, apresentam riscos de perda
de direitos para a maioria da população. Por outro lado, te-
mos a educação com viés humano sempre na constante luta
para ser um espaço de emancipação, procurando garantir às
pessoas oportunidades de se constituírem como seres hu-
manos capazes de emancipar sua condição social, histórica
e cultural.
Nesse sentido, afirma-se, a cada dia, a necessidade de
apostar numa cultura democrática que permeia os espaços
de decisão, que caminham por duas possíveis alternativas:
criação de espaços para participação popular e o respeito
às diferenças individuais (SILVA, 2014, p.169). Dessa forma,
somos imbuídos todos/as de fazer frente à
capacidade de
resistir e a necessidade de se organizar,
como frentes impor-