XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1967
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
POLITICIDADES AUDIOVISUAIS:
DE RANCIÉRE A FREIRE E O ENSINO DE
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
Juliano Rodrigues
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INTRODUÇÃO
Este estudo teórico-crítico tem como tema o ensino
de História do Cinema Brasileiro e sua delimitação se or-
ganiza através de uma aproximação entre duas questões:
a (in) visibilidade da perspectiva feminina na historiografia
do tema, e a problematização de uma tradição masculina
e hegemônica dentro da própria cinematografia brasileira.
Esta organização inquisitiva se organiza através da seguinte
pergunta norteadora: como as aproximações e afastamen-
tos entre Paulo Freire e Jacques Ranciére auxiliam na com-
preensão do contexto historiográfico para o ensino de His-
tória do Cinema Brasileiro.
Este questionamento, e a reflexão que decorre dele,
nasce da minha experiência prática no estágio docente en-
quanto aluno de doutorado pelo PPGCOM-UFRGS
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, ano de
2016, ministrando a disciplina de História do Cinema Brasi-
leiro
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para as alunas e alunos dos cursos de Comunicação, e
vai se complementando e transformando ao longo das jor-
nadas de ensino do componente curricular de Linguagem
Audiovisual Aplicada para o ensino médio técnico integrado
de Produção de Áudio e Vídeo no
Campus
Alvorada do Ins-
tituto Federal do Rio Grande do Sul. Há inúmeras diferenças
entre o ensino de graduação e o médio técnico, não apenas
nas dimensões do conteúdo programático, mas também nas
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Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada,
doutorando em história do cinema brasileiro pelo PPGCOM-Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.
juliano.rodrigues@alvorada.ifrs.edu.br2
Programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul.
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Experiência orientada pela Profa. Dra. Miriam de Souza Rossini. A doutoran-
da Vanessa Labre também participou como estagiária docente na disciplina.