XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1973
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
boração do material de ensino deve ter um cuidado pon-
tual em incluir obras e perspectivas marcadas por uma não
masculinidade
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: plano de aula; súmula; referencial prático;
referencial teórico; demais instrumentos de auxílio.
Ainda, acompanhado disso, se defendermos a ideia do
ensino do audiovisual como uma das ramificações da edu-
cação estética das pessoas, do refinamento do sensível, e
o podemos fazer amparados pela noção de estética como
“identificadora de uma cognição e produção de sentido atra-
vés das sensibilidades e do conhecimento sensorial” (GOLD-
MAN, 2005, p.255)
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, é possível perceber o alto valor para o
campo que a partilha das experiências de ensino e diários de
aula podem ter ao nos tornarmos cientes da trajetória e obs-
táculos que os Outros enfrentam ao também lidar com um
mesmo insumo de ensino. Como consequência disto, torna-
-se viável que nos tornemos mais empáticos como conjunto
de educadores e também favorece a compreensão das prá-
ticas de ensino mais adequadas que focam a construção de
uma educação estética para as alunas e alunos já criticando a
tradicional imposição masculina que produção, crítica e his-
toriografia representam. Se, para Freire, a opressão faz parte
da própria concretude que compõe a realidade histórica que
nos pertence, do qual somos, ao mesmo tempo protagonis-
tas e agentes assujeitados (na sua porção foucaulteana), en-
tão a manutenção das desigualdades sociais pode ser vista
não apenas como condição pontual dos desencadeamentos
políticos e sociais, mas também como um projeto ideológico
que trabalha a favor desta manutenção de desigualdade.
POLITICIDADE, ESTÉTICA E ENSINO
Das várias questões tratadas por Paulo Freire ao lon-
go de sua jornada na educação, talvez possamos olhar para
as implicações políticas, não partidárias, mas refletoras de
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Aqui, aliando tanto as marcas do feminino quanto das teorias e produções
elaboradas por pessoas que se identificam como LGBTQ (Lésbicas, Gays,
Bissexuais, Transexuais,
Queer
).
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Tradução do autor.