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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1973

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

boração do material de ensino deve ter um cuidado pon-

tual em incluir obras e perspectivas marcadas por uma não

masculinidade

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: plano de aula; súmula; referencial prático;

referencial teórico; demais instrumentos de auxílio.

Ainda, acompanhado disso, se defendermos a ideia do

ensino do audiovisual como uma das ramificações da edu-

cação estética das pessoas, do refinamento do sensível, e

o podemos fazer amparados pela noção de estética como

“identificadora de uma cognição e produção de sentido atra-

vés das sensibilidades e do conhecimento sensorial” (GOLD-

MAN, 2005, p.255)

6

, é possível perceber o alto valor para o

campo que a partilha das experiências de ensino e diários de

aula podem ter ao nos tornarmos cientes da trajetória e obs-

táculos que os Outros enfrentam ao também lidar com um

mesmo insumo de ensino. Como consequência disto, torna-

-se viável que nos tornemos mais empáticos como conjunto

de educadores e também favorece a compreensão das prá-

ticas de ensino mais adequadas que focam a construção de

uma educação estética para as alunas e alunos já criticando a

tradicional imposição masculina que produção, crítica e his-

toriografia representam. Se, para Freire, a opressão faz parte

da própria concretude que compõe a realidade histórica que

nos pertence, do qual somos, ao mesmo tempo protagonis-

tas e agentes assujeitados (na sua porção foucaulteana), en-

tão a manutenção das desigualdades sociais pode ser vista

não apenas como condição pontual dos desencadeamentos

políticos e sociais, mas também como um projeto ideológico

que trabalha a favor desta manutenção de desigualdade.

POLITICIDADE, ESTÉTICA E ENSINO

Das várias questões tratadas por Paulo Freire ao lon-

go de sua jornada na educação, talvez possamos olhar para

as implicações políticas, não partidárias, mas refletoras de

5

Aqui, aliando tanto as marcas do feminino quanto das teorias e produções

elaboradas por pessoas que se identificam como LGBTQ (Lésbicas, Gays,

Bissexuais, Transexuais,

Queer

).

6

Tradução do autor.