XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1975
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
enquadra como uma distribuição da sensível como formas
sensorialmente percebidas de ação, produção e reflexão
sobre o mundo. O binário partilha-censura aparece como
um dos organizadores deste tipo de pensamento, visto que
aquilo que é mostrado, em grande parte, opera como “som-
breador” de algo que é optado por não mostrar. Este tipo
de decisão, para Ranciére, carrega uma dimensão política de
larga escala, especialmente quando atrelada a construção
histórica das desigualdades e as próprias práticas de ensino.
A estética, dentro deste recorte teórico, opera como “um
sistema de formas ‘a priori’ determinando o que se dá a sen-
tir. É um recorte dos tempos e dos espaços, do visível e do
invisível, da palavra e do ruído que define ao mesmo tempo
o lugar e o que está em jogo na política como forma de
experiência”. Estes jogos de visibilidade dão conta das ques-
tões clássicas inerentes ao pensamento sobre a imagem,
som e demais sensorialidades, mas também se inscreve po-
liticamente enquanto possibilidades do próprio sensível: o
ato criador é um ato que fala da possibilidade de sentir algo
de determinada maneira tanto quanto fala da materialida-
de de sua obra. Ainda no jogo binário, as visibilidades aler-
tam também para possíveis invisibilidades. Como podemos
perceber, de certa maneira, em uma preocupação direta de
Paulo Freire:
Aqui chegamos ao ponto de que talvez devêssemos
ter partido. O do inacabamento do ser humano. Na
verdade, o inacabamento do ser ou seu inconclu-
so é próprio da experiência vital. Onde há vida, há
inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o
inacabamento se tornou consciente. A invenção da
existência a partir dos materiais que a vida oferecia
levou homens e mulheres a promover o suporte em
que os outros animais continuam em mundo. Seu
mundo, mundo dos homens e das mulheres. (FREI-
RE, p.22, 2002)
Este ponto de toque une Ranciére e Freire. Aquilo
que é partilhado e tornado comum é filtrado pelo panora-
ma ideológico da cultura dominante vigente. Os esforços