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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1975

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

enquadra como uma distribuição da sensível como formas

sensorialmente percebidas de ação, produção e reflexão

sobre o mundo. O binário partilha-censura aparece como

um dos organizadores deste tipo de pensamento, visto que

aquilo que é mostrado, em grande parte, opera como “som-

breador” de algo que é optado por não mostrar. Este tipo

de decisão, para Ranciére, carrega uma dimensão política de

larga escala, especialmente quando atrelada a construção

histórica das desigualdades e as próprias práticas de ensino.

A estética, dentro deste recorte teórico, opera como “um

sistema de formas ‘a priori’ determinando o que se dá a sen-

tir. É um recorte dos tempos e dos espaços, do visível e do

invisível, da palavra e do ruído que define ao mesmo tempo

o lugar e o que está em jogo na política como forma de

experiência”. Estes jogos de visibilidade dão conta das ques-

tões clássicas inerentes ao pensamento sobre a imagem,

som e demais sensorialidades, mas também se inscreve po-

liticamente enquanto possibilidades do próprio sensível: o

ato criador é um ato que fala da possibilidade de sentir algo

de determinada maneira tanto quanto fala da materialida-

de de sua obra. Ainda no jogo binário, as visibilidades aler-

tam também para possíveis invisibilidades. Como podemos

perceber, de certa maneira, em uma preocupação direta de

Paulo Freire:

Aqui chegamos ao ponto de que talvez devêssemos

ter partido. O do inacabamento do ser humano. Na

verdade, o inacabamento do ser ou seu inconclu-

so é próprio da experiência vital. Onde há vida, há

inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o

inacabamento se tornou consciente. A invenção da

existência a partir dos materiais que a vida oferecia

levou homens e mulheres a promover o suporte em

que os outros animais continuam em mundo. Seu

mundo, mundo dos homens e das mulheres. (FREI-

RE, p.22, 2002)

Este ponto de toque une Ranciére e Freire. Aquilo

que é partilhado e tornado comum é filtrado pelo panora-

ma ideológico da cultura dominante vigente. Os esforços