1980
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Outras palavras como Asno, Dado, Dragão, Frade, Gra-
vata, Elefante, Foguete, Zebra e Zabumba foram lidas mais
tarde, pois foi necessário estabelecer relação com o objeto,
pois é nesta relação com a realidade, neste sentido de per-
tencimento, nos atos de criação, recriação e decisão, que o
homem dinamiza, domina a realidade e a humaniza. (FREIRE,
1999).
Vieram tantas outras palavras-mundo, daquele co-
tidiano empoeirado, de parcos instrumentos, mas rico de
significados: vieram então cipó, poeira, poço, grama, balde,
água e assim fomos lendo nossa realidade. Já não era mais
natureza, era cultura, e nosso
caminho
começou a se tornar
realmente
suave
.
Conheci, mais tarde, as escritas de Paulo Freire, perce-
bendo-me neste universo de que não era apenas uma silaba-
ção, nem um “trabalho de memorização mecânica dos ba-be-
-bi-bo-bu [...]” (FREIRE, 1986, p. 21). Alfabetização é um movi-
mento do mundo à palavra e da palavra ao mundo. (FREIRE,
1986). Estávamos compreendendo nosso fazer na natureza,
utilizando as ferramentas, no domínio exclusivo do homem,
pelo trabalho, que é a História e a Cultura (FREIRE, 2005). Nes-
se processo de humanização o homem vai se emancipando.
Teríamos conseguido transpor o Tijolo de Freire, a
Mata da professora Ana para o de que dispomos em nosso
tempo? Na trajetória histórica do homem, ele se constrói a
partir de suas necessidades e das ferramentas de que ele já
dispõem, que ele cria e recria, e se nos pensarmos como se-
res já completos, por aquilo de que dispomos num determi-
nado tempo, estaremos, Caros Educadores, negando a his-
toricidade da humanidade. Pela técnica, pela sua forma de
fazer no mundo, o homem dá sentido à sua existência, pois
ele não aperfeiçoa apenas o objeto, mas imprime a marca
de seu conhecimento.
Hoje em um mundo já povoado de outros instrumen-
tos, de tecnologias digitais, ao deparar-me com os concei-
tos de Educação, desenvolvimento, tecnologia, em minha li-
nha de pesquisa 3 (Unisinos), percebi a necessidade em ligar