1962
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
berdade de decidir, mesmo correndo o risco de não
acertar, a seguir a decisão dos pais. É decidindo que
se aprende a decidir. Não posso aprender a ser eu
mesmo se não decido nunca porque há sempre a
sabedoria a e sensatez de meu pai e de minha mãe
a decidir por mim. (FREIRE, 2015, p.103)
Quando fala em liberdade, Freire (2015) aposta na
autonomia que não é adquirida de maneira rápida, instan-
tânea, mas num processo de amadurecimento do
ser para
si
, enquanto
um vir a ser
. Diferentes experiências, que esti-
mulam um comprometimento e contribuem no amadure-
cimento, à medida que as responsabilidades forem sendo
atribuídas com respeito e liberdade.
A respeito desta questão, escreve a professora Edna
Castro de Oliveira, no prefácio da Pedagogia da Autonomia
(FREIRE, 2015, p.13):
Num momento de aviamento e de desvalorização
do trabalho de professor em todos os níveis, a pe-
dagogia da autonomia nos apresenta elementos
constitutivos da compreensão da prática docente
enquanto dimensão social da formação humana.
Para além da redução ao aspecto estritamente pe-
dagógico e marcado pela natureza política de seu
pensamento, Freire adverte-nos para a necessidade
de assumirmos uma postura vigilante contra todas
as práticas de desumanização. Para tal, o saber-fa-
zer da autorreflexão crítica o saber-ser da sabedoria
exercitados permanentemente, podem nos ajudar a
fazer a necessária leitura criticadas verdadeiras cau-
sas da degradação humana e da razão de ser do
discurso fatalista da globalização.
A emancipação humana passa, na visão dos autores
em foco, necessariamente, pelo viés da educação humana,
que possibilita aos seres humanos poder usufruir desse es-
paço de libertação cotidiano. Na educação, contudo, é im-
portante compreender as práticas desumanas e opressoras
que acontecem no dia a dia da sociedade que, por vezes,
reproduz desigualdades causando um acentuado grau de
dependência das questões mais vitais tais como: saúde, ha-