1960
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
aberto e interconectado com outras estruturas so-
ciais e outros sistemas que compõem a sociedade,
constituído por um grupo de pessoas que compar-
tilham uma relação de cuidado (proteção, alimen-
tação, socialização), estabelecem vínculos afetivos,
de convivência, de parentesco consanguíneo ou
não, condicionado pelos valores socioeconômicos
e culturais predominantes em um dado contexto
geográfico, histórico e cultural. (BRASIL, 2013, p.63)
O amparo afetivo e emocional, bem como a educação
primeira passa pelo ambiente de vida em família. Segundo
Mário Osório Marques (1988, p.143):
(...) o fato de a família nem sempre interpretar e
cumprir com justeza suas funções básicas para a
vida humana, funções dos pais e dos filhos, não dei-
xa de ser, por seus efeitos negativos, senão o ates-
tado da relevância social e humana e da insubstitui-
bilidade de tais funções. Não significa isto, porém,
que a possa a família subsistir insulada e fechada
em si mesma. Está ela inserida no contexto mais
amplo das demais instituições sociais e penetrada,
com elas, das determinações da sociedade global.
No contexto escolar, entretanto, o discurso hegemô-
nico e prepotente da inevitável condenação ao fracasso ain-
da está bastante atual. Em um contexto crítico, é necessário
perceber e fomentar o enorme potencial de uma escola, o
de formar uma cultura de paz, de solidariedade, cooperação
sempre com enormes desafios de humanização dos seres
humanos que por lá passam e que deixam suas marcas, as
quais precisamos dar conta de entender e aprender com
elas. A presença do professor não pode passar despercebida
dos alunos na classe e na escola; é uma presença em si polí-
tica. É preciso revelar aos alunos a capacidade de analisar, de
comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper. Minha
capacidade de fazer justiça, de não falhar à verdade. Ético,
por isso mesmo, é auxiliar a perfazer um trabalho enquanto
um sujeito que contribui na emancipação e na constituição
dos sujeitos mais humanos e conscientes. (FREIRE, 2015)
A prática educativa acaba sendo uma maneira de in-