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1960

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

aberto e interconectado com outras estruturas so-

ciais e outros sistemas que compõem a sociedade,

constituído por um grupo de pessoas que compar-

tilham uma relação de cuidado (proteção, alimen-

tação, socialização), estabelecem vínculos afetivos,

de convivência, de parentesco consanguíneo ou

não, condicionado pelos valores socioeconômicos

e culturais predominantes em um dado contexto

geográfico, histórico e cultural. (BRASIL, 2013, p.63)

O amparo afetivo e emocional, bem como a educação

primeira passa pelo ambiente de vida em família. Segundo

Mário Osório Marques (1988, p.143):

(...) o fato de a família nem sempre interpretar e

cumprir com justeza suas funções básicas para a

vida humana, funções dos pais e dos filhos, não dei-

xa de ser, por seus efeitos negativos, senão o ates-

tado da relevância social e humana e da insubstitui-

bilidade de tais funções. Não significa isto, porém,

que a possa a família subsistir insulada e fechada

em si mesma. Está ela inserida no contexto mais

amplo das demais instituições sociais e penetrada,

com elas, das determinações da sociedade global.

No contexto escolar, entretanto, o discurso hegemô-

nico e prepotente da inevitável condenação ao fracasso ain-

da está bastante atual. Em um contexto crítico, é necessário

perceber e fomentar o enorme potencial de uma escola, o

de formar uma cultura de paz, de solidariedade, cooperação

sempre com enormes desafios de humanização dos seres

humanos que por lá passam e que deixam suas marcas, as

quais precisamos dar conta de entender e aprender com

elas. A presença do professor não pode passar despercebida

dos alunos na classe e na escola; é uma presença em si polí-

tica. É preciso revelar aos alunos a capacidade de analisar, de

comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper. Minha

capacidade de fazer justiça, de não falhar à verdade. Ético,

por isso mesmo, é auxiliar a perfazer um trabalho enquanto

um sujeito que contribui na emancipação e na constituição

dos sujeitos mais humanos e conscientes. (FREIRE, 2015)

A prática educativa acaba sendo uma maneira de in-