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1956

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

Ao apresentarmos uma reflexão sobre um possível

legado de experiências exitosas e desafiadoras, do campo

da educação, trazemos o pensamento de dois autores con-

temporâneos: Paulo Freire e Mario Osório Marques. Ambos,

influenciados pelo humanismo cristão e desafiados pelas

circunstâncias históricas sociais de seus tempos e lugares

de vida, buscaram contribuir com a construção de um mun-

do mais humano e, assim, deixar um legado intelectual que

pudesse ter continuidade histórica. Fizeram do pensamento

crítico uma marca de suas experiências pedagógicas: Paulo

Freire, a partir do Nordeste brasileiro, Mario Osorio Mar-

ques, a partir do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Distantes sob o ponto de vista geográfico, mas próximos

pelas preocupações com a educação popular.

A vocação para a humanização, segundo a concepção

e a pedagogia freireana, é uma característica da natureza

humana, que é a busca

por ser mais

, ou seja, a partir da qual

o ser humano está sempre à

procura de ser mais

, instiga-

do pela curiosidade do conhecimento de si e do meio, isto

é, do mundo ao qual pertence e quer estar inserido. Freire,

como um sujeito esperançoso e otimista da humanidade,

transpôs isso em escritos, e obras e na vivência. Para ele, o

ser humano é um sujeito de saber histórico, inacabado, que

necessita se afirmar na luta por um mundo melhor. “Gosto

de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condi-

cionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso

ir mais além dele. Essa é a diferença profunda entre o ser

determinado e o ser condicionado.” (FREIRE, 2015, p. 59)

Esta mesma vocação para a humanização se faz presen-

te em Mário Osório Marques, que teve uma significativa con-

tribuição, na Região Missões do Rio Grande do Sul, à funda-

ção da FIDENE – Fundação de Integração, Desenvolvimento

e Educação do Noroeste do Estado, mantenedora da UNIJUÍ

– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Gran-

de do Sul, espaço de ensino e aprendizagem, nascido com o

intuito de potencializar a experiência de cooperação com a