1956
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
Ao apresentarmos uma reflexão sobre um possível
legado de experiências exitosas e desafiadoras, do campo
da educação, trazemos o pensamento de dois autores con-
temporâneos: Paulo Freire e Mario Osório Marques. Ambos,
influenciados pelo humanismo cristão e desafiados pelas
circunstâncias históricas sociais de seus tempos e lugares
de vida, buscaram contribuir com a construção de um mun-
do mais humano e, assim, deixar um legado intelectual que
pudesse ter continuidade histórica. Fizeram do pensamento
crítico uma marca de suas experiências pedagógicas: Paulo
Freire, a partir do Nordeste brasileiro, Mario Osorio Mar-
ques, a partir do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Distantes sob o ponto de vista geográfico, mas próximos
pelas preocupações com a educação popular.
A vocação para a humanização, segundo a concepção
e a pedagogia freireana, é uma característica da natureza
humana, que é a busca
por ser mais
, ou seja, a partir da qual
o ser humano está sempre à
procura de ser mais
, instiga-
do pela curiosidade do conhecimento de si e do meio, isto
é, do mundo ao qual pertence e quer estar inserido. Freire,
como um sujeito esperançoso e otimista da humanidade,
transpôs isso em escritos, e obras e na vivência. Para ele, o
ser humano é um sujeito de saber histórico, inacabado, que
necessita se afirmar na luta por um mundo melhor. “Gosto
de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condi-
cionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso
ir mais além dele. Essa é a diferença profunda entre o ser
determinado e o ser condicionado.” (FREIRE, 2015, p. 59)
Esta mesma vocação para a humanização se faz presen-
te em Mário Osório Marques, que teve uma significativa con-
tribuição, na Região Missões do Rio Grande do Sul, à funda-
ção da FIDENE – Fundação de Integração, Desenvolvimento
e Educação do Noroeste do Estado, mantenedora da UNIJUÍ
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Gran-
de do Sul, espaço de ensino e aprendizagem, nascido com o
intuito de potencializar a experiência de cooperação com a