XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1959
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
conteúdos, é no ambiente escolar que o processo de huma-
nização deve acontecer como intenso diálogo entre família
– escola- sociedade e uma disposição de escuta imensa, ca-
bendo ao professor uma mediação ampla e contextual.
O CICLO FAMÍLIA-ESCOLA-SOCIEDADE COMO
FORMADOR DE CONSCIÊNCIA E EMANCIPAÇÃO
No entendimento do caráter social de formação da
consciência humana, sendo este caráter indispensável da
compreensão de Freire e Marques, apresentamos algumas
intersecções dos elementos deste clico na formação social,
conforme estes pensadores. Partimos da célula básica para
o tecido social mais amplo, o ciclo formativo é composto
basicamente por família, escola e sociedade, lócus da so-
cialização dos antagonismos e opressão, mas também das
possibilidades de emancipação.
A família, sob suas diferentes composições, é um es-
paço específico no meio social em que vive, ao qual aspira
integrar-se. Desse modo, a família acaba sendo uma realiza-
ção humana como um espaço de pertencimento.
É a família a forma histórica concreta na qual se ex-
prime a unidade reprodutiva do ser humano como
ser natural e como ser sócio-cultural. Como comu-
nidade primeira, a família é o elemento mediador
fundamental entre o homem e a sociedade, um
diafragma protetor e, mais que isso, a matriz da
unidade distintiva do sujeito e objeto. (MARQUES,
1988, p.140)
Ao abordar o tema da família, constituímos um pro-
cesso amplo e desafiador, no sentido de entender essa ins-
tituição marcante da história.
Antes de qualquer proposição de trabalho com fa-
mília, necessário será entender o que é família em
sua complexidade, suspendendo juízos de valor,
conceitos fechados, lineares e prontos, os quais
produzem uma concepção reducionista de família.
Pode ser útil compreender família como um sistema