Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1964 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1964 / 2428 Next Page
Page Background

1964

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tantes pela luta da continuidade da democracia, que, mes-

mo sendo frágil no seu modo de ser, inspira o melhor dos

modos de vivências humanas, na luta constante de um “ou-

tro mundo ser possível, necessário e viável”.

A partir do lugar que ocuparam na sociedade, na

condição de pensadores críticos, Mário Osório Marques,

no interior do Rio Grande do Sul e Paulo Freire como nor-

destino erradicado em São Paulo, percebemos que o seu

legado não se restringe a um lugar fixo como algo está-

tico. Ao trabalharem com a educação humanizadora que

potencializa a consciência humana percebemos a ampli-

tude desses dois autores que marcaram presença constru-

tiva, no espaço, tempo e grupos sociais em que estiveram

atuantes. Assim, propagar e deixar presente na memória

das gerações atuais as ideias desses autores são tarefas

nossas de educadores, especialmente, do campo popular,

no século XXI.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Saúde mental De-

partamento de Ações Programáticas Estratégicas.

Ca-

dernos de Atenção Básica, n. 34,

Brasília: Ministério

da Saúde, 2013. 176 p. 

CALAI, Helena.

Educação nas ciências

: memória de ideias e

práticas. Ijuí: Unijuí, 2016.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

. 52 ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2015.

________.

Pedagogia do oprimido

. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 2005,

________.

Ação cultural para a liberdade e outros escritos

.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

MARQUES, Mário Osorio.

Conhecimento e educação

. Ijuí:

Unijuí, 1988.

________.

Educação/Interlocução de saberes

: aprendiza-