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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1953

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

em Freire. É na autonomia moral que homens e mulheres

assumem uma postura altruísta, podendo agir pela transfor-

mação das relações de opressão, visando um mundo mais

humano.

Piaget e Freire apontam a educação como possibilida-

de dessas relações de cooperação e respeito mútuo. A edu-

cação assume, então, um formato para além da formação

intelectual, visa à formação mais humana, de sujeitos capa-

zes de pensar intelectualmente e moralmente, de maneira

coordenada.

REFERÊNCIAS

ANDREOLA, B. A. Interdisciplinaridade na obra de Freire:

uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade.

In: STRECK, D. R. (Org.).

Paulo Freire:

ética, utopia e

educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. p. 67-94.

BECKER, F.

O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e

Paulo Freire

: da ação à operação. 2 ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2011. 296p.

DONGO-MONTOYA, A. Prática e teoria no desenvolvimento:

questão da tomada de consciência.

Psicologia Esco-

lar e Educacional.

São Paulo, SP, v. 21, n. 2, p. 235-

244, 2017.

FREIRE, P.

Extensão ou comunicação?

Tradução de Rosisca

Darcy de Oliveira. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

[1969], 1977. 93p.

______.

Conscientização

: teoria e prática da libertação – uma

introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São

Paulo: Centauro, [1980], 2001. 117p.

______.

Pedagogia da esperança

: um reencontro com a

pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo

Freire. 15 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1992], 2008.

245p.

______.

Pedagogia do oprimido

. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, [1970], 2011. 253p.