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1934

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vindas de seu pensamento, surpreendem suas pau-

sas, suas dúvidas, suas incertezas (FREIRE, 1996, p.

86).

Ao demonstrar como pensa e ao selecionar que con-

teúdos e temas abordar em sala de aula, o professor instiga

os educandos a pensar, aguçando a curiosidade destes para

que avancem em suas possibilidades de análise crítica e de

compreensão das experiências e dos fatos.

Em

Extensão ou Comunicação?

Freire (1977, p. 53) al-

terca que “o papel do educador não é o de “encher” o edu-

cando de “conhecimento”, de ordem técnica ou não, mas

sim o de proporcionar, através da relação dialógica educa-

dor-educando, educando-educador, a organização de um

pensamento correto em ambos”. Com isso, o autor define

que a tarefa do professor é mais a de desafiar o aluno ao

pensar crítico e expor-se ao risco de rever seus próprios po-

sicionamentos, do que levá-lo a memorizar fórmulas ou de-

senvolver esta ou aquela competência tida como relevante

para esta ou aquela finalidade. Em sua opinião:

[...] na dialogicidade, na problematização, educa-

dor-educando e educando-educador vão ambos

desenvolvendo uma postura crítica da qual resul-

ta a percepção de que este conjunto de saber se

encontra em interação. Saber que reflete o mundo

e os homens, no mundo e com ele, explicando o

mundo, mas, sobretudo, tendo de justificar-se na

sua transformação (

Ibidem

, 1977, p. 54).

A educação promotora do pensar certo é, então,

aquela em que o professor comprometido com o seu pa-

pel de educador e com o mundo que representa, desafia

os educandos a pensar criticamente, não dicotomizando o

ensino dos conteúdos do ensino do pensar certo. Trata-se

de uma prática que recusa o puro improviso, integrando

o coletivo da escola para refletir sobre o que ensinar às

novas gerações e como fazê-lo, selecionando as práticas

coerentes com a dialogicidade e com a acolhida de todos

os estudantes.