1934
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vindas de seu pensamento, surpreendem suas pau-
sas, suas dúvidas, suas incertezas (FREIRE, 1996, p.
86).
Ao demonstrar como pensa e ao selecionar que con-
teúdos e temas abordar em sala de aula, o professor instiga
os educandos a pensar, aguçando a curiosidade destes para
que avancem em suas possibilidades de análise crítica e de
compreensão das experiências e dos fatos.
Em
Extensão ou Comunicação?
Freire (1977, p. 53) al-
terca que “o papel do educador não é o de “encher” o edu-
cando de “conhecimento”, de ordem técnica ou não, mas
sim o de proporcionar, através da relação dialógica educa-
dor-educando, educando-educador, a organização de um
pensamento correto em ambos”. Com isso, o autor define
que a tarefa do professor é mais a de desafiar o aluno ao
pensar crítico e expor-se ao risco de rever seus próprios po-
sicionamentos, do que levá-lo a memorizar fórmulas ou de-
senvolver esta ou aquela competência tida como relevante
para esta ou aquela finalidade. Em sua opinião:
[...] na dialogicidade, na problematização, educa-
dor-educando e educando-educador vão ambos
desenvolvendo uma postura crítica da qual resul-
ta a percepção de que este conjunto de saber se
encontra em interação. Saber que reflete o mundo
e os homens, no mundo e com ele, explicando o
mundo, mas, sobretudo, tendo de justificar-se na
sua transformação (
Ibidem
, 1977, p. 54).
A educação promotora do pensar certo é, então,
aquela em que o professor comprometido com o seu pa-
pel de educador e com o mundo que representa, desafia
os educandos a pensar criticamente, não dicotomizando o
ensino dos conteúdos do ensino do pensar certo. Trata-se
de uma prática que recusa o puro improviso, integrando
o coletivo da escola para refletir sobre o que ensinar às
novas gerações e como fazê-lo, selecionando as práticas
coerentes com a dialogicidade e com a acolhida de todos
os estudantes.