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1930

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pecialistas em empreendimentos mentais. Entretanto, uma

vida sem pensar é sem sentido; não está inteiramente viva. A

autora compara os homens que não pensam a sonâmbulos.

Embora não haja garantias de que os educandos tor-

nar-se-ão capazes de evitar clichês e pensarem sobre as

consequências de seus atos e sobre o significado dos acon-

tecimentos mundanos, uma das possibilidades de evitar que

isso aconteça reside na educação para o pensamento. Como

seria essa educação?

Certamente, educar para o pensamento envolve mais

do que conhecimentos, os quais, como já mencionado, são

relevantes, porém insuficientes. Além do acesso ao legado

cultural e científico acumulado pela humanidade, é preciso

que o professor selecione no repertório dos acontecimentos

mundanos, histórias que, por possuírem significados, mere-

çam ser legadas às novas gerações. Diante dessas histórias,

é preciso instigar os alunos a se indagarem sobre as mes-

mas, buscando compreender o sentido das palavras e das

ações.

Ao narrar histórias, o professor não nomeia ou infor-

ma o sentido, porque isso retiraria dos estudantes a possi-

bilidade de pensar por si mesmos. O educador os instiga a

pensar sobre estas histórias, procurando reconhecer-se nes-

tes enredos. O pensar pode conduzi-los a perceberem-se

como parte do repertório humano de narrativas.

Se “todo pensar deriva da experiência”, como supõe

Arendt, o pensamento atribui significado aos acontecimen-

tos do âmbito da ação, ao passo que, ao pensar, o indivíduo

estabelece relações com outras pessoas. Por isso, como ex-

plica Almeida (2011, p. 210): [...] o significado das coisas [...]

surge, não na psique, mas

na relação

com os nossos con-

temporâneos e com os que nos antecederam, com as obras,

as histórias e a memória do mundo humano, de modo que

depende de nós, mas, ao mesmo tempo, vai além de nós.

A tarefa do educador é a de revelar aos educandos

sua forma de pensar e relacionar-se com o mundo, testemu-

nhando o seu apreço por ele, de modo a impulsioná-los a