1930
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
pecialistas em empreendimentos mentais. Entretanto, uma
vida sem pensar é sem sentido; não está inteiramente viva. A
autora compara os homens que não pensam a sonâmbulos.
Embora não haja garantias de que os educandos tor-
nar-se-ão capazes de evitar clichês e pensarem sobre as
consequências de seus atos e sobre o significado dos acon-
tecimentos mundanos, uma das possibilidades de evitar que
isso aconteça reside na educação para o pensamento. Como
seria essa educação?
Certamente, educar para o pensamento envolve mais
do que conhecimentos, os quais, como já mencionado, são
relevantes, porém insuficientes. Além do acesso ao legado
cultural e científico acumulado pela humanidade, é preciso
que o professor selecione no repertório dos acontecimentos
mundanos, histórias que, por possuírem significados, mere-
çam ser legadas às novas gerações. Diante dessas histórias,
é preciso instigar os alunos a se indagarem sobre as mes-
mas, buscando compreender o sentido das palavras e das
ações.
Ao narrar histórias, o professor não nomeia ou infor-
ma o sentido, porque isso retiraria dos estudantes a possi-
bilidade de pensar por si mesmos. O educador os instiga a
pensar sobre estas histórias, procurando reconhecer-se nes-
tes enredos. O pensar pode conduzi-los a perceberem-se
como parte do repertório humano de narrativas.
Se “todo pensar deriva da experiência”, como supõe
Arendt, o pensamento atribui significado aos acontecimen-
tos do âmbito da ação, ao passo que, ao pensar, o indivíduo
estabelece relações com outras pessoas. Por isso, como ex-
plica Almeida (2011, p. 210): [...] o significado das coisas [...]
surge, não na psique, mas
na relação
com os nossos con-
temporâneos e com os que nos antecederam, com as obras,
as histórias e a memória do mundo humano, de modo que
depende de nós, mas, ao mesmo tempo, vai além de nós.
A tarefa do educador é a de revelar aos educandos
sua forma de pensar e relacionar-se com o mundo, testemu-
nhando o seu apreço por ele, de modo a impulsioná-los a