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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1925

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Ao apresentar as distinções entre pensar e conhecer,

Arendt não estabelece uma hierarquia entre essas ativida-

des. É relevante entender essa diferenciação para perceber

que, sem dúvida conhecimentos úteis para a vida, para a re-

solução de problemas e para a inserção no mundo do traba-

lho têm lugar importante na educação, que não se restringe

a eles em virtude de sua responsabilidade de familiarizar os

recém-chegados com o mundo, relacionando-se com ele a

seu modo.

Por essa razão, Almeida (2011, p. 172) alerta que a

escola necessita oportunizar o acesso aos diversos conhe-

cimentos: os úteis, num sentido pragmático, para resolver

problemas e tarefas práticas e aqueles que não são direta-

mente aplicáveis, mas são necessários para entender o mun-

do no qual nos movimentamos.

É preciso, portanto, haver espaço para a matemática,

cujos cálculos são úteis e aplicáveis no cotidiano; para a his-

tória que situa as crianças e jovens no mundo; para a edu-

cação física que permite o conhecimento do próprio corpo

e o movimento imprescindíveis para a saúde, bem como a

interação com colegas, o desenvolvimento do sentido de

equipe e a aprendizagem do respeito às regras dos jogos;

para a poesia e a literatura, enquanto possibilidade de delei-

te com as grandes obras do passado e do presente; para as

artes, desenvolvendo o gosto e a apreciação e ainda como

expressão da própria sensibilidade.

Destarte, os currículos escolares contemplam não ape-

nas a utilidade, mas, sobretudo, o sentido, primando pelo

conhecer e pelo pensar. Isso porque, como realça Almeida

(2011, p. 183-184): “se o pensar, portanto, pode impelir a

procurar conhecimento, [...] certos conhecimentos impul-

sionam a buscar o seu significado, e a aquisição de novos

saberes desperta indagações que desafiam o pensamento”.

Nesse sentido, para a autora, seria um equívoco pretender

classificar as disciplinas escolares nas que promovem o co-

nhecimento e nas que fomentam o pensamento, como se,

por exemplo, a biologia somente envolvesse conhecimentos