XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1925
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Ao apresentar as distinções entre pensar e conhecer,
Arendt não estabelece uma hierarquia entre essas ativida-
des. É relevante entender essa diferenciação para perceber
que, sem dúvida conhecimentos úteis para a vida, para a re-
solução de problemas e para a inserção no mundo do traba-
lho têm lugar importante na educação, que não se restringe
a eles em virtude de sua responsabilidade de familiarizar os
recém-chegados com o mundo, relacionando-se com ele a
seu modo.
Por essa razão, Almeida (2011, p. 172) alerta que a
escola necessita oportunizar o acesso aos diversos conhe-
cimentos: os úteis, num sentido pragmático, para resolver
problemas e tarefas práticas e aqueles que não são direta-
mente aplicáveis, mas são necessários para entender o mun-
do no qual nos movimentamos.
É preciso, portanto, haver espaço para a matemática,
cujos cálculos são úteis e aplicáveis no cotidiano; para a his-
tória que situa as crianças e jovens no mundo; para a edu-
cação física que permite o conhecimento do próprio corpo
e o movimento imprescindíveis para a saúde, bem como a
interação com colegas, o desenvolvimento do sentido de
equipe e a aprendizagem do respeito às regras dos jogos;
para a poesia e a literatura, enquanto possibilidade de delei-
te com as grandes obras do passado e do presente; para as
artes, desenvolvendo o gosto e a apreciação e ainda como
expressão da própria sensibilidade.
Destarte, os currículos escolares contemplam não ape-
nas a utilidade, mas, sobretudo, o sentido, primando pelo
conhecer e pelo pensar. Isso porque, como realça Almeida
(2011, p. 183-184): “se o pensar, portanto, pode impelir a
procurar conhecimento, [...] certos conhecimentos impul-
sionam a buscar o seu significado, e a aquisição de novos
saberes desperta indagações que desafiam o pensamento”.
Nesse sentido, para a autora, seria um equívoco pretender
classificar as disciplinas escolares nas que promovem o co-
nhecimento e nas que fomentam o pensamento, como se,
por exemplo, a biologia somente envolvesse conhecimentos