XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1921
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Para Freire (1977, p. 27), conhecer, na dimensão hu-
mana, qualquer que seja o nível em que se dê, não é o ato
através do qual um sujeito, transformado em objeto, rece-
be, dócil e passivamente, os conteúdos que outro lhe dá ou
impõe.
O conhecimento [...] exige uma presença curiosa do
sujeito em face do mundo. Requer sua ação trans-
formadora sobre a realidade. Demanda uma busca
constante. Implica em invenção e em reinvenção.
Reclama a reflexão crítica de cada um sobre o ato
mesmo de conhecer, pelo qual se reconhece co-
nhecendo e, ao reconhecer-se assim, percebe o
‘como’ de seu conhecer e os condicionamentos a
que está submetido seu ato (
Ibidem
, 1977, p. 27).
Somente na condição de sujeito, e não de objeto, é
possível construir conhecimentos, ampliar visões de mundo
e percebê-las como totalidade. Por esta razão, o autor con-
cebe que o conhecimento se constitui nas relações homem-
-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na pro-
blematização crítica destas relações. A partir da apropriação
crítica do mundo, os indivíduos assumem o verdadeiro pa-
pel que lhes cabe como homens. O de serem sujeitos da
transformação do mundo, com a qual se humanizem (
Ibi-
dem
, 1977, p. 36).
O conhecimento é, portanto, histórico como os ho-
mens. Cada novo conhecimento supera o anterior, que será
ultrapassado por outro amanhã. A análise crítica do conhe-
cimento propicia a abertura e a aptidão à produção do co-
nhecimento ainda não existente (
Ibidem
, 1977, p. 27). Sen-
do assim, o conhecimento, pela inquietude da curiosidade,
possibilita compreender o mundo e empenhar-se em sua
transformação.
É possível depreender da leitura das obras de Freire
que, para o autor, o pensar certo decorre de uma exigên-
cia que os momentos do ciclo gnosiológico vão pondo à
curiosidade, caracterizando-se pela abertura às incertezas e
parcialidade do conhecimento, pelo rigor ético e gerador de
boniteza, pela pesquisa e indagação, pela criticidade, pelo