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1916

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

forma similar, Freire (1987) propõe a investigação de temas

geradores

4

, cujo objetivo é a análise crítica da realidade a

partir da apreciação de um “universo temático mínimo” por

meio de uma metodologia conscientizadora, possibilitando

inserir os homens numa forma crítica de pensarem seu mun-

do. O estudo da temática envolve a investigação do próprio

pensar, apontando contradições, elaboração de codifica-

ções ligadas ao “contexto concreto ou real”, em que se dão

os fatos, e ao “contexto teórico”, no nível de entendimento.

Após a delimitação temática, realiza-se o estudo interdisci-

plinar, com o aprofundamento em cada área do saber.

Outro ponto de aproximação entre Arendt e Freire, no

que concerne à atividade do pensamento, refere-se à relação

entre o pensar e o diálogo. Arendt defende que, para pensar,

o indivíduo precisa estar só, suspendendo as atividades do

cotidiano e distanciando-se provisoriamente do mundo para

relacionar-se consigo mesmo para responder às questões

que lhe são propostas. Todavia, em

Origens do Totalitarismo

,

a autora explica a provisoriedade deste afastamento:

Todo pensar, estritamente falando, é feito na soli-

dão e é um diálogo entre eu e mim mesmo; mas

este diálogo do dois-em-um não perde contato

com o mundo dos meus semelhantes porque eles

são representados no eu [self] com quem estabele-

ço o diálogo do pensamento. O problema da soli-

dão é que este dois-em-um precisa dos outros para

voltar a ser um de novo: um indivíduo imutável cuja

identidade nunca pode ser confundida com a de

qualquer outro (ARENDT, 1989, p. 476).

Assim, Arendt situa o pensamento em relação ao

mundo comum em que os homens interagem, uma vez que

4

Temas Geradores para Freire, segundo Luiz Augusto Passos (STRECK, RE-

DIN e ZITKOSKI, 2010, p. 388-390) são substantivados por palavras gera-

doras, as quais fundam um universo significativo temático. As palavras são

colhidas nas conversas formais e informais, necessitando uma capacidade

especial de pesquisador e de educador que

sabe que não sabe

e, por isso,

ouve e nutre a curiosidade epistemológica. Para Passos (2010), o tema ge-

rador é um lugar epistemológico-pedagógico-político. Sustenta o estudo,

a reflexão pessoal e coletiva a partir da história vivida [...]. Permite uma

releitura do mundo [...].