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1920

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

face à imensa quantidade de desconhecido. Para a autora, a

ciência moderna, para provar ou infirmar suas hipóteses, os

seus ‘paradigmas’ e descobrir o que faz funcionar as coisas,

começou a imitar o processo de funcionamento da nature-

za, utilizando instrumentos em laboratório, para antecipar

um ambiente transformado.

Os processos cognitivos utilizam para atingir seus fins,

as capacidades humanas de pensar e fabricar como modos

refinados de raciocínio de senso comum. O conhecer rela-

ciona-se com o sentido de realidade, construindo mundos

como são construídos edifícios.

Assim, o conhecimento é produzido como uma ati-

vidade construtiva tal como a construção do mundo pelo

homo faber

, pois os conhecimentos e os produtos fabrica-

dos constituem uma base relativamente sólida em que os

indivíduos podem se movimentar.

Consequentemente, a mentalidade do

homo faber

e

os princípios do conhecer são valorizados a partir da mo-

dernidade, trazendo os riscos de priorizar o conhecer instru-

mental e negligenciar o pensamento, uma vez que a “civili-

zação ocidental decidiu privilegiar o conhecimento sobre o

pensar” (CRITELLI, 2007, p. 82).

Em decorrência dessa postura, prioriza-se a construção

de conhecimentos e o desenvolvimento de competências,

em detrimento da busca de entendimento das linguagens,

hábitos e sentidos partilhados neste espaço, bem como so-

bre a necessidade de assunção de compromissos com a sua

conservação e renovação.

Interessa, na investigação a respeito de uma educação

conservadora e comprometida com o mundo, diferenciar o

pensar e o conhecer. Nos escritos de Freire, essa distinção

não é evidenciada. Porém, pode-se concluir que para o au-

tor, pensar e conhecer são imprescindíveis e precisam ser

fomentados pela educação, especialmente em virtude do

inacabamento do ser humano, que necessita fazer-se ho-

mem, constituir-se ao interagir com os outros e ao intervir

na realidade em que se insere.