XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1919
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
mático-tecnicista, segundo a qual o que vale é a transferên-
cia de saberes técnicos e instrumentais. Pensar certo é pri-
mordial para aprofundar o entendimento do mundo e nele
se situar como alguém capaz de atuar, falar, criar e compro-
meter-se com seu permanente aprimoramento.
Também é digno de nota o caráter autodestrutivo do
pensamento, similar nos escritos dos autores. Arendt (1991a)
argumenta que, diferentemente do conhecimento que bus-
ca a verdade e com ela se satisfaz, o pensar busca sentidos e
não se satisfaz, senão com a possibilidade de pensar sempre
novamente. Por sua vez, Freire (1996) enfatiza a resistência
crítica como abertura ao diálogo e à reflexão, evitando as
armadilhas das certezas e convicções absolutas e recusando
as posições dogmáticas, a partir das quais os indivíduos se
posicionam como supostos proprietários da verdade.
Com ambos os autores, aprendemos que o exercício
de pensamento é válido em si, não pelos produtos que gera.
Mais relevante do que certezas, o pensar possibilita ao ho-
mem problematizar sua passagem pelo mundo, que não é
predeterminada, preestabelecida, mas um tempo de possi-
bilidades, tal como Freire a entende. “Daí que insista tanto
na
problematização
do futuro e recuse sua inexorabilidade”
(FREIRE, 1996, p. 52-53). Eis a relevância do pensamento
para a busca de sentido e a compreensão do mundo.
AS DISTINÇÕES ENTRE PENSAR E CONHECER E SUA
RELAÇÃO COM A TAREFA EDUCATIVA
Hannah Arendt e Paulo Freire, em seus escritos, indi-
cam o conhecimento de mundo, a reflexão sobre seu signi-
ficado e o estabelecimento de relação com ele como tarefas
fundamentais da educação. Certamente numa sociedade,
como a atual, regida pela lógica da competitividade e des-
lumbrada com os avanços científicos e tecnológicos, a ênfa-
se recai sobre o conhecer.
Em
A Vida do Espírito
, Arendt (1991, p. 65-67) argu-
menta que a ideia moderna de progresso, a partir do con-
ceito de progresso ilimitado, nega as limitações da ciência