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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Conhecimento e pensamento são, portanto, impor-
tantes para que os indivíduos compreendam os aconteci-
mentos, os fatos, os saberes, os conhecimentos e as lingua-
gens partilhados pelas distintas gerações, e, a partir dessa
compreensão atribuam sentido à sua presença no mundo,
desenvolvendo a capacidade de agir em conjunto com os
outros, pela preservação/renovação do mundo, tendo em
vista a sua boniteza.
Assim, explicitadas as distinções entre conhecer e
pensar, busca-se afirmar que ambas fazem parte da tarefa
educativa, pois os educandos necessitam de acesso ao co-
nhecimento acumulado, e, ao mesmo tempo exercitarem a
capacidade de pensar, perguntando-se pelo sentido desses
conhecimentos para si, para os outros e para o mundo. Co-
nhecer e pensar propiciam às crianças e aos jovens a com-
preensão do mundo comum e a assunção de seu lugar nes-
te espaço-tempo, participando de sua constante renovação.
Constatando-se que a educação atual prioriza o conhecer,
no próximo tópico, indaga-se sobre as possibilidades da es-
cola de instigar o pensar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo deste estudo enfatizou-se as responsabilida-
des da escola com o conhecer e o pensar, salientando que
tem sido priorizada a construção do conhecimento. Cabe,
então, interrogar: pode a escola ensinar a pensar?
Neste aspecto, Paulo Freire e Hannah Arendt assu-
mem posições distintas (embora complementares), uma
vez que na perspectiva freiriana, um dos compromissos
do professor é ensinar a pensar certo. No entendimento
arendtiano, por sua vez, não é possível ensinar a pensar,
porque não há métodos e regras de pensamento a serem
transmitidos aos estudantes. Para autora, o que pode o
professor é compartilhar, com as crianças e jovens, a sua
forma de pensar e os sentidos que atribuem às experiên-
cias, a partir dos quais os novos podem constituir seus mo-
dos próprios e singulares de relação com o mundo e com