1932
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cia partilhada de conhecimento do mundo, a pesquisa assu-
me papel significativo. Por isso, segundo o autor, tanto que
“não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”.
Por meio da pesquisa, da indagação e da comunicação,
o professor contribui para que os estudantes, progressiva-
mente, superem a ingenuidade pela curiosidade epistemo-
lógica, pelo estímulo à capacidade criadora do educando.
Esse jamais será um processo automático, mas uma ativida-
de que reconhece e valoriza os saberes prévios dos educan-
dos e da comunidade, propiciando o avanço e a ampliação
das compreensões acerca do mundo, pela discussão sobre
a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o
ensino dos conteúdos. Por essa razão, Freire (1987, p. 67)
considera que “o pensar do educador só ganha autenticida-
de na autenticidade do pensar dos educandos, mediatiza-
dos ambos pela realidade, portanto, na intercomunicação”,
corroborando o posicionamento arendtiano de que deve o
professor revelar-se aos educandos e com eles estabelecer
diálogo, partilhando formas singulares de pensar.
O pensar certo não é possível quando se transforma a
experiência educativa em puro treinamento técnico, o que
comprometeria o caráter formador do exercício educativo.
Nesse sentido, torna-se evidente que, para o autor, a educa-
ção implica tanto o ensino dos conteúdos (conhecer) quan-
to a formação humana (dimensões ético-político e estética)
que oportunizam o estabelecimento da presença no mundo
(pensar). Isso imprime maior profundidade e consistência
a esta experiência, posto que conhecer pode resumir-se a
memorizar dados e fatos, sem levar, necessariamente, a po-
sicionamentos críticos e comprometidos com a boniteza do
mundo.
O professor que se dedica a ensinar a pensar certo,
na perspectiva freiriana, trabalha os conteúdos com rigoro-
sidade e demonstra a abertura à argumentação, acolhendo
os múltiplos pontos de vista, numa perspectiva da generosi-
dade pedagógica e da humildade intelectual. Esta postura é
educativa porque demonstra aos estudantes a importância