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1932

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cia partilhada de conhecimento do mundo, a pesquisa assu-

me papel significativo. Por isso, segundo o autor, tanto que

“não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”.

Por meio da pesquisa, da indagação e da comunicação,

o professor contribui para que os estudantes, progressiva-

mente, superem a ingenuidade pela curiosidade epistemo-

lógica, pelo estímulo à capacidade criadora do educando.

Esse jamais será um processo automático, mas uma ativida-

de que reconhece e valoriza os saberes prévios dos educan-

dos e da comunidade, propiciando o avanço e a ampliação

das compreensões acerca do mundo, pela discussão sobre

a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o

ensino dos conteúdos. Por essa razão, Freire (1987, p. 67)

considera que “o pensar do educador só ganha autenticida-

de na autenticidade do pensar dos educandos, mediatiza-

dos ambos pela realidade, portanto, na intercomunicação”,

corroborando o posicionamento arendtiano de que deve o

professor revelar-se aos educandos e com eles estabelecer

diálogo, partilhando formas singulares de pensar.

O pensar certo não é possível quando se transforma a

experiência educativa em puro treinamento técnico, o que

comprometeria o caráter formador do exercício educativo.

Nesse sentido, torna-se evidente que, para o autor, a educa-

ção implica tanto o ensino dos conteúdos (conhecer) quan-

to a formação humana (dimensões ético-político e estética)

que oportunizam o estabelecimento da presença no mundo

(pensar). Isso imprime maior profundidade e consistência

a esta experiência, posto que conhecer pode resumir-se a

memorizar dados e fatos, sem levar, necessariamente, a po-

sicionamentos críticos e comprometidos com a boniteza do

mundo.

O professor que se dedica a ensinar a pensar certo,

na perspectiva freiriana, trabalha os conteúdos com rigoro-

sidade e demonstra a abertura à argumentação, acolhendo

os múltiplos pontos de vista, numa perspectiva da generosi-

dade pedagógica e da humildade intelectual. Esta postura é

educativa porque demonstra aos estudantes a importância