702
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gias das Oprimidas, e estudar os feminismos. Há um campo
que se chama
Educação Popular Feminista
a ser estudado,
e nele estão as fontes pedagógicas escritas por mulheres,
numa perspectiva feminista.
REFERÊNCIAS
AMORÓS, Celia.
Hacia una Crítica de La Razón Patriarcal
.
Barcelona: Anthropos, 1991.
ARROYO, Miguel G.
Outros sujeitos, outras Pedagogias
.
Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
CARRILLO, Afonso Torres.
Hacer historia desde Abajo y
desde el Sur
. Colômbia: Ediciones desde Abajo, 2014.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperança
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1983.
GARGALLO, Francesca.
Las ideas feministas Latinoameri-
canas
. Ediciones: fem-e-libros creatividad feminista.
México, 2004. Disponível em:
<http://herbogeminis. com/IMG/pdf/ideas_feministas_latinoamericanas. pdf>. Acesso em dezembro de 2017.
GEBARA, Ivone.
Rompendo o Silêncio. Uma fenomenolo-
gia feminista do mal
. Petrópolis: Vozes, 2000.
HARDING, Sandra.
Ciencia y Feminismo
. Madrid: Morata,
1996.
HIERRO, Graciela.
Ética e Feminismo
. In: Textos universitá-
rios. Universidad Autónoma de México: México, 1990.
LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela.
Democracia genérica
.
Red Latinoamericana de Educación Popular entre Mu-
jeres. REPEM. México: 1994.
LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela.
Los cautiverios de las
mujeres: De madreesposas, monjas, presas, putas y
locas
. México
:
UNAM, 2005.