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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Olhamos os temas que as feministas pesquisam na

Educação Popular, o que nos possibilitou a reflexão sobre

como o feminismo pode desafiar a educação popular e

contribuir para o resgate do legado de Freire, instaurando

a problematização-

Há Pedagogias Feministas presentes nos

programas de pós-graduação em Educação no Rio Grande do

Sul, que em diálogos com os movimentos sociais e grupos de

mulheres, comunidades de povos tradicionais e outras sujei-

tas, tecem uma Educação Popular Feminista?

Analisamos currículos na plataforma lattes, de profes-

soras feministas que atuam no campo da Educação Popular

em programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul

13

, e

assim, conseguimos ter acesso aos temas que apontam um

legado de Freire, (re) inventado pelas feministas, mas que ain-

da não é reconhecido como uma Educação Popular Feminista.

Não foi suficiente inserir o nome “Paulo Freire” e sele-

cionar trabalhos de Mestrado e Doutorado nas Instituições de

ensino superior pesquisadas. Tampouco inserindo a palavra

“feminismo” e/ou “Educação Popular”. Quando especificamos

o termo “Educação Popular” e buscamos por trabalhos no Bra-

sil sobre o tema, na Plataforma lattes, encontra-se catalogados

de 19378 trabalhos. No entanto, os títulos dessas pesquisas

não carregam as sujeitas, e são raras as que dialogam com os

estudos feministas

14

.

Numa busca geral no banco de dados de teses e disser-

tações da Capes, ao lançarmos a palavra “Pedagogia da Opri-

mida” foram encontrados 966905 resultados. Desses, 681396

eram correspondem a dissertações, e 224343 teses. Ao refi-

namos os resultados da pesquisa pelas instituições analisadas

nesse trabalho, não encontramos trabalhos sobre o tema.

Ao inserir a palavra-chave “Pedagogia da Oprimida”,

estavam vinculados no Brasil, vinte e quatro trabalhos de

13 Optamos em deixar no anonimato tanto as instituições, quanto as professoras.

14 Ao realizar uma busca na plataforma lattes do CNPq

(http://lattes.cnpq. br/)

a partir da palavra chave “Educação Popular” e no banco de dados

da CAPES (

http://catalogodeteses.capes.gov.br)

é possível encontrar uma

variedade significativa de teses e dissertações que dialogam com Freire.

No entanto, ainda temos poucos trabalhos na Educação Popular que se

assumem na perspectiva feminista.