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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire é referência para as feministas que atuam no
campo da Educação Popular. Suas obras são lidas e seus
problemas (re) olhados. Esse (re) olhar tem provocado que
novos temas, sujeitas e outras metodologias sejam construí-
das, no campo da Educação Popular na América Latina.
As feministas colocam o tema “Educação e Feminis-
mos” em evidência, (re)constroem categorias e conceitos
fundamentais freireanos, e fundamentam a Pedagogia Fe-
minista no campo da Educação Popular, através de uma re-
visão bibliográfica, conceitual e metodológica. Criam grupos
de estudos, cursos e pesquisas com diferentes aportes teóri-
cos e metodológicos
10
.
Claudia Korol (2007) lembra que Freire criticou a sua
própria obra “Educação como Prática de Liberdade” e a con-
siderou idealista no decorrer dos anos.
A partir de esa reflexión autocrítica, Paulo Freire
fue ampliando su propuesta y por eso, tal vez, su
libro más significativo no fue aquel primero, sino
Pedagogía del Oprimido
. Resultó sorprendente para
muchos de sus seguidores que 25 años después de
editada
Pedagogía del Oprimido
, Freire la releyera
autocríticamente en su libro
Pedagogía de la Espe-
ranza
. Uno de los temas que pudo revisar, preci-
samente en los últimos años de su vida, era lo que
subyacía de machismo en su concepción de la lu-
cha emancipatoria de los oprimidos (KOROL, 2007,
p. 16).
A autocrítica de Freire também possibilitou a sua revi-
são acerca do machismo, e (re) pensou a sua concepção de
luta emancipatória dos oprimidos. Assim, o que as feminis-
tas buscam é a possibilidade de recuperar a luta emancipa-
tória e (re) criar as Pedagogias com ênfase nas experiências
feministas, no trabalho, nas lutas e cotidiano das mulheres.
As mulheres tem, coletivamente, construído uma pe-
dagogia, que é popular e feminista, que, para Claudia Korol
10 Ochoa (2008) no primeiro capítulo de seu livro fala sobre o processo da
sua investigação sobre pedagogia feminista e os vários motivos para fazer
essa pedagogia.