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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

re, construídas em pesquisas no campo da Educação Popular

nos programas de Pós-Graduação em Educação

8

.

Reconhecemos que “las feministas desafiaron la edu-

cación popular ‘asexuada’” (NADEAU, 1996, p. 36), e que por

elas temos o dever de pensar o legado de Freire à luz das

Pedagogias Feministas. Questionamos se

estamos dialogan-

do com os estudos feministas e a categoria de gênero na Edu-

cação Popular, a partir de uma epistemologia que visa des-

patriarcalizar e descolonializar o pensamento

9

. E espera-se

ainda, contribuir para

reconhecer o pensamento pedagógico

Freireano dialogicizado com as Pedagogias Feministas

.

AS FONTES PEDAGÓGICAS LATINOAMERICANAS:

NOSSOS REFERENCIAIS TEÓRICOS

Nossos referenciais teóricos são de mulheres que teo-

rizam sobre feminismo e Educação Popular. São Filósofas,

historiadoras antropólogas, psicólogas, sociólogas, mulhe-

res de movimentos sociais, professoras, feministas, como

por exemplo: Amorós (1991); Gargallo (2004); Hierro (1990);

Lagarde (1994; 2005); Nadeau (1996); Ochoa (2008); Korol

(2007); RAGO (2012), entre outras.

As educadoras Populares feministas tem manifestado

o quanto Freire as motivou. Citamos Claudia Korol (2007, p.

9) que relata:

Cuando tenía quince años, un maestro me regaló

el libro de Paulo Freire:

La educación como prácti-

ca de la libertad

. No sabía entonces que ese libro

marcaría mi vida hasta tal punto… Lo supe muchos

años después.

8

Como não se trata de um artigo que aponta resultados de pesquisa, mas

sim uma reflexão teórica, optamos em deixar no anonimato as institui-

ções e professoras cujos seus currículos foram analisados e os diálogos

estabelecidos. Aqui iremos apresentar os conceitos que evidenciam e se

colocam como pesquisas no campo das Pedagogias Feministas, inspiradas

em Freire, e que nos apontam pistas para pensarmos o legado e a presença

de Freire no Rio Grande do Sul.

9

Para esse trabalho nos inspiramos em Francesca Gargallo (2004), que pro-

blematiza as ideias feministas latino-americanas na perspectiva descoloni-

zadora e Lugones (2008); (2014).