XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
695
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
re, construídas em pesquisas no campo da Educação Popular
nos programas de Pós-Graduação em Educação
8
.
Reconhecemos que “las feministas desafiaron la edu-
cación popular ‘asexuada’” (NADEAU, 1996, p. 36), e que por
elas temos o dever de pensar o legado de Freire à luz das
Pedagogias Feministas. Questionamos se
estamos dialogan-
do com os estudos feministas e a categoria de gênero na Edu-
cação Popular, a partir de uma epistemologia que visa des-
patriarcalizar e descolonializar o pensamento
9
. E espera-se
ainda, contribuir para
reconhecer o pensamento pedagógico
Freireano dialogicizado com as Pedagogias Feministas
.
AS FONTES PEDAGÓGICAS LATINOAMERICANAS:
NOSSOS REFERENCIAIS TEÓRICOS
Nossos referenciais teóricos são de mulheres que teo-
rizam sobre feminismo e Educação Popular. São Filósofas,
historiadoras antropólogas, psicólogas, sociólogas, mulhe-
res de movimentos sociais, professoras, feministas, como
por exemplo: Amorós (1991); Gargallo (2004); Hierro (1990);
Lagarde (1994; 2005); Nadeau (1996); Ochoa (2008); Korol
(2007); RAGO (2012), entre outras.
As educadoras Populares feministas tem manifestado
o quanto Freire as motivou. Citamos Claudia Korol (2007, p.
9) que relata:
Cuando tenía quince años, un maestro me regaló
el libro de Paulo Freire:
La educación como prácti-
ca de la libertad
. No sabía entonces que ese libro
marcaría mi vida hasta tal punto… Lo supe muchos
años después.
8
Como não se trata de um artigo que aponta resultados de pesquisa, mas
sim uma reflexão teórica, optamos em deixar no anonimato as institui-
ções e professoras cujos seus currículos foram analisados e os diálogos
estabelecidos. Aqui iremos apresentar os conceitos que evidenciam e se
colocam como pesquisas no campo das Pedagogias Feministas, inspiradas
em Freire, e que nos apontam pistas para pensarmos o legado e a presença
de Freire no Rio Grande do Sul.
9
Para esse trabalho nos inspiramos em Francesca Gargallo (2004), que pro-
blematiza as ideias feministas latino-americanas na perspectiva descoloni-
zadora e Lugones (2008); (2014).