Table of Contents Table of Contents
Previous Page  694 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 694 / 2428 Next Page
Page Background

694

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

estudiosos/as no campo da Educação Popular, o legado de

Paulo Freire no Rio Grande do Sul, na perspectiva feminista.

OBJETIVOS E AS INQUIETAÇÕES INICIAIS

O objetivo principal desse trabalho é apresentar al-

gumas reflexões teóricas de uma pesquisa de pós doutora-

mento

3

, que ao busca por fontes pedagógicas na América

Latina, na perspectiva feminista. Ler as Pedagogias Feminis-

tas

4

e investigar o legado Freireano reinventado pelas femi-

nistas no Rio Grande do Sul, tem contribuído para

conhecer

seus temas e as concepções de Pedagogia Feminista

5

a partir

de teóricas feministas latino-americanas, (re) pensando as

Pedagogias das Oprimidas.

Para tanto uma

pesquisa bibliográfica

sobre os con-

ceitos “Educação Popular Feminista” (KOROL

6

, 2007) e “Pe-

dagogias Feministas” (OCHOA, 2008; SARDENBERG, 2006,

2011) foi realizado, a fim de conhecer pesquisas que femi-

nistas desenvolvem a partir de Freire, no campo da educa-

ção popular e apresentar aqui seus temas. Optou-se em

in-

vestigar a presença de Freire nos estudos feministas no campo

da Educação Popular na plataforma de teses e dissertações da

CAPES

7

e olhar os temas que dialogam com estudos feminis-

tas

, e saber

se h

á

Pedagogias Feministas, inspiradas em Frei-

3

Estamos resgatando as mulheres das fontes pedagógicas latino-america-

nas, inserindo-as numa Antologia a ser construída ao término do estágio

pós doutoral.

4

A partir da (re)leitura da Pedagogia do Oprimido, foi criado esse termo

para problematizar e inserir as mulheres na Educação Popular.

5

Após mapear as produções brasileiras sobre Pedagogia Feminista, Daniele

R. Lopes (2017) encontrou o que ela chamou de um “arcabouço teórico-

-metodológico” levantado em termos de produção científica brasileira.

Foram totalizados dezoito trabalhos que discutiram as Pedagogias Femi-

nistas; Educação popular e feminismo; Educação e gênero (sendo 3 capí-

tulos de livros e 1 uma dissertação de mestrado), e o restante de trabalhos

apresentados em eventos e artigos em revista. Lopes (2017) constatou que

nos últimos dez anos, não teve nenhuma produção sobre “Pedagogia Fe-

minista e Educação Popular” nas reuniões nacionais da ANPED.

6

Claudia Korol é coordenadora da Equipe de educação popular Pañuelos

en Rebeldía.

7

http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/