XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
691
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
tais possibilidades as/aos sujeitos que buscam ingressar no
Ensino Superior, bem como refletir, no caso da retomada
do ensino básico nas zonas periurbanas, junto a população
LGBT e profissionais do sexo acerca desses processos a par-
tir de sua leitura de mundo e de seu trabalho.
Com o pensamento voltado para o tipo especial de
estudantes participante deste projeto, a metodologia visa
sempre à funcionalidade e a aceleração da aprendizagem
de forma a contribuir com a construção do conhecimento
dentro da filosofia do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) atra-
vés da individualização sistemática de ensino atendendo as
necessidades coletivas e particulares voltados para a edu-
cação que se fizer necessários (FREIRE, 2005). Os conteúdos
são contextualizados na realidade do aluno apresentados de
forma simples e clara, descritas nas apostilas instrumentais e
nos materiais propostos pelos educadores.
Considerar a heterogeneidade desse público, quais
seus interesses, suas identidades, suas preocupações, neces-
sidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades,
enfim, suas vivências se tornam de suma importância para
a construção de uma proposta pedagógica que considere
suas especificidades. É fundamental perceber quem é esse
sujeito com o qual trabalhamos para que os conteúdos a
serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam
elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-
-o para uma intervenção significativa na sua realidade.
Um passo inicial foi a elaboração de instrumentos e
estratégias que contribuem para o levantamento de dados
para além das questões referentes à faixa etária, escolari-
zação, mundo do trabalho ou inserção no núcleo familiar.
É importante ressaltar que essa é uma reflexão de todo o
coletivo, em que todos participam na elaboração de tais ins-
trumentos e estratégias.
RESULTADOS
Hoje, o projeto dá um salto de dezessete inscrições e
agora conta com sessenta e três alunas e alunos. Esse salto