Table of Contents Table of Contents
Previous Page  691 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 691 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

691

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

tais possibilidades as/aos sujeitos que buscam ingressar no

Ensino Superior, bem como refletir, no caso da retomada

do ensino básico nas zonas periurbanas, junto a população

LGBT e profissionais do sexo acerca desses processos a par-

tir de sua leitura de mundo e de seu trabalho.   

Com o pensamento voltado para o tipo especial de

estudantes participante deste projeto, a metodologia visa

sempre à funcionalidade e a aceleração da aprendizagem

de forma a contribuir com a construção do conhecimento

dentro da filosofia do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) atra-

vés da individualização sistemática de ensino atendendo as

necessidades coletivas e particulares voltados para a edu-

cação que se fizer necessários (FREIRE, 2005). Os conteúdos

são contextualizados na realidade do aluno apresentados de

forma simples e clara, descritas nas apostilas instrumentais e

nos materiais propostos pelos educadores. 

Considerar a heterogeneidade desse público, quais

seus interesses, suas identidades, suas preocupações, neces-

sidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades,

enfim, suas vivências se tornam de suma importância para

a construção de uma proposta pedagógica que considere

suas especificidades. É fundamental perceber quem é esse

sujeito com o qual trabalhamos para que os conteúdos a

serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam

elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-

-o para uma intervenção significativa na sua realidade.

Um passo inicial foi a elaboração de instrumentos e

estratégias que contribuem para o levantamento de dados

para além das questões referentes à faixa etária, escolari-

zação, mundo do trabalho ou inserção no núcleo familiar.

É importante ressaltar que essa é uma reflexão de todo o

coletivo, em que todos participam na elaboração de tais ins-

trumentos e estratégias. 

RESULTADOS

Hoje, o projeto dá um salto de dezessete inscrições e

agora conta com sessenta e três alunas e alunos. Esse salto