XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
(2007) é uma pedagogia que parte dos corpos para pro-
nunciar palavras, busca, entre outras coisas desorganizar as
relações de poder com sentido subversivo e revolucioná-
rio; Recuperar o valor da subjetividade; Criticar as certezas;
Assumir o marxismo e a teologia da libertação; Criticar o
capitalismo e a dominação. É uma pedagogia que provoca
a educação popular, subverte, desafia as regras do poder e
tem nas suas práticas a valorização da mística, do corpo e a
subjetividade das mulheres. Para Cecília Sardenberg (2006 e
2011) as pedagogias feministas tencionam pensar a
Pedago-
gia do Oprimido
e temos que falar em pedagogias feminis-
tas. Pedagogias comprometidas “con la transformación de
la actual sociedade sexista, inequitativa, restrictiva, discrimi-
nadora, excluyente, dominante” (OCHOA, 2008, p. 16).
SOBRE OS CAMINHOS METODOLÓGICOS, ANÁLISES E
UM INÍCIO DE DIÁLOGO
Buscamos por pesquisas que dialogam com Freire no
Rio Grande do Sul, que valorizem as
Pedagogias das Oprimi-
das
11
, e as
Pedagogias Feministas
e que fortalecem uma
Edu-
cação popular Feminista
, inspiradas na Pedagogia de Freire
e na teoria feminista latino-americana, nas mulheres do Sul.
Essas são as fontes primárias desse trabalho.
Desenvolvemos uma inicial reflexão teórica com mé-
todos qualitativos, que investiga as produções feministas, no
campo da Educação Popular “desde abajo y desde el Sur”
12
.
Os caminhos metodológicos nos desafiaram. Perce-
beu-se a complexidade do tema, e que não basta olharmos
apenas para o que as plataformas científicas apontam sobre
educação popular e feminismos. Percebeu-se que as mulhe-
res na Educação Popular, são clandestinas. Elas e seus temas
não são valorizadas/os e criam estratégias de inserção para
se fazer presentes.
11 A partir delas as Educadoras Populares feministas tem denunciado as de-
sigualdades, as opressões e os silenciamentos das mulheres com base na
Educação Popular e na crítica das feministas na Educação Popular.
12 Ver Carrilo (2014).