XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
A Educação Popular, é um campo fértil para o resgate
histórico das vivências e histórias de vida das mulheres e
grupos de mulheres numa perspectiva emancipatória, des-
patriarcalizada
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, descolonizadora e libertadora, através da
pesquisa-ação participante/pesquisa-participação, narrati-
vas de vidas, história oral e outras metodologias que con-
tribuem para que as mulheres e seus saberes tenham vi-
sibilidades. E pode ser um espaço que contribui para que
as mulheres se reconheçam como sujeitas, e onde exista a
presença da ética feminista.
O fato de encontrarmos poucos vestígios de feminis-
mos no campo da Educação Popular pode ser uma estratégia
das mulheres se inserirem e serem reconhecidas, sem expli-
citar seus temas e metodologias feministas. Se encontramos
poucas pesquisas realizadas na perspectiva da Educação Po-
pular Feminista, é necessário questionarmos sobre isso. Per-
guntar se as mulheres são reconhecidas como cidadãs e seres
pensantes na Educação Popular
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, e olhar para a exclusão fe-
minina dos direitos civis, econômicos e políticos, numa
práxis
feminista, na luta por uma vida melhor para
nosotras
.
As pesquisadoras no campo da Educação Popular re-
conhecem pouco que suas pesquisas contribuem para uma
(re) leitura do legado de Freire. O fato de não trabalharem
esses conceitos, e não se consideram educadoras popula-
res feministas, por atuarem em Universidades nos apontam
também que as mulheres precisam exercer a sua cidadania
no campo da Educação Popular.
Contudo, é preciso assumir a perspectiva feminista da
Educação Popular! Ler as Pedagogias Feministas, Pedago-
18 Em vários contextos a crítica ao patriarcado tem sido feita, no contexto
antropológico, no âmbito da psicanálise, da crítica feminista, do ponto de
vista das feministas marxistas, entre outros. A crítica patriarcal, na pers-
pectiva da Educação Popular refere-se ao acesso das mulheres ao merca-
do de trabalho e a conquista da igualdade salarial, bem como o acesso à
educação, entre outros direitos, pois, somente assim é possível romper as
estruturas patriarcais, que contribui para a instauração de uma nova ordem
social.
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Sobre cidadania das Mulheres e Educação popular. Ver: MORETTI;
EGGERT (2017).