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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

A Educação Popular, é um campo fértil para o resgate

histórico das vivências e histórias de vida das mulheres e

grupos de mulheres numa perspectiva emancipatória, des-

patriarcalizada

18

, descolonizadora e libertadora, através da

pesquisa-ação participante/pesquisa-participação, narrati-

vas de vidas, história oral e outras metodologias que con-

tribuem para que as mulheres e seus saberes tenham vi-

sibilidades. E pode ser um espaço que contribui para que

as mulheres se reconheçam como sujeitas, e onde exista a

presença da ética feminista.

O fato de encontrarmos poucos vestígios de feminis-

mos no campo da Educação Popular pode ser uma estratégia

das mulheres se inserirem e serem reconhecidas, sem expli-

citar seus temas e metodologias feministas. Se encontramos

poucas pesquisas realizadas na perspectiva da Educação Po-

pular Feminista, é necessário questionarmos sobre isso. Per-

guntar se as mulheres são reconhecidas como cidadãs e seres

pensantes na Educação Popular

19

, e olhar para a exclusão fe-

minina dos direitos civis, econômicos e políticos, numa

práxis

feminista, na luta por uma vida melhor para

nosotras

.

As pesquisadoras no campo da Educação Popular re-

conhecem pouco que suas pesquisas contribuem para uma

(re) leitura do legado de Freire. O fato de não trabalharem

esses conceitos, e não se consideram educadoras popula-

res feministas, por atuarem em Universidades nos apontam

também que as mulheres precisam exercer a sua cidadania

no campo da Educação Popular.

Contudo, é preciso assumir a perspectiva feminista da

Educação Popular! Ler as Pedagogias Feministas, Pedago-

18 Em vários contextos a crítica ao patriarcado tem sido feita, no contexto

antropológico, no âmbito da psicanálise, da crítica feminista, do ponto de

vista das feministas marxistas, entre outros. A crítica patriarcal, na pers-

pectiva da Educação Popular refere-se ao acesso das mulheres ao merca-

do de trabalho e a conquista da igualdade salarial, bem como o acesso à

educação, entre outros direitos, pois, somente assim é possível romper as

estruturas patriarcais, que contribui para a instauração de uma nova ordem

social.

19

Sobre cidadania das Mulheres e Educação popular. Ver: MORETTI;

EGGERT (2017).