690
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
judicar e anular o exercício, em igualdade de condições, dos
direitos humanos e liberdades fundamentais, nos campos
político, econômico, social, cultural e civil, ou em qualquer
outro campo, como nos descreve Gaivizzo, (2014). Logo, a
discriminação significa, na prática, desigualdade.
O PROJETO MANAS NA ESCOLA
O Projeto Manas na Escola foi criado a partir de uma
demanda levantada pela Associação de Lésbicas, Gays, Bis-
sexuais e Trangêneros de Rio Grande, na qual se formou
uma união entre vários órgãos governamentais e movimen-
tos sociais, entre eles, Universidade Federal do Rio Grande,
Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Prefei-
tura Municipal de Rio Grande, consistindo em dar uma nova
oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio.
Com ideal de melhorar a vida e reforçar a dignidade dessas
pessoas por meio de uma ação solidária, através de um ser-
viço social focado na Educação, que ajudasse na ascensão
escolar.
A metodologia visa sempre à funcionalidade e a ace-
leração da aprendizagem de forma a contribuir com a cons-
trução do conhecimento dentro do Ensino de Jovens e Adul-
tos (FREIRE, 2005), através da individualização sistemática de
ensino atendendo as necessidades coletivas e particulares
voltados para a educação que se fizer necessários, fazendo
um trabalho de motivação (visando à permanência dos alu-
nos) e prevenção (palestras sobre prevenção de doenças).
Os educadores participantes do projeto são orientados a
desenvolverem com estas jovens e adultas, conhecimentos
significativos possibilitando novas aprendizagens. Para tan-
to partimos do objetivo central que consiste na superação
das necessidades mais prementes que se fazem presentes
em seu cotidiano, resgatando e incluindo novamente aos
espaços escolares e ressignificando vivências.
Com efeito, o projeto realiza espaços dialógicos que
buscam problematizar o âmbito do mundo do trabalho,
reconhecendo as áreas de conhecimento e apresentando