XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
685
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
DARDOT, P.; LAVAL, C.
A nova razão do mundo.
São Paulo:
Boitempo, 2016.
FREIRE, Paulo; GADOTTI, M.; GUIMARAES.
Pedagogia: Dia-
logo e Conflito.
4. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
FREIRE, P.
Pedagogia do Oprimido
. 19. ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1970.
____
Educação e mudança.
16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Ter-
ra, 1979b.
GONCALVES, L. D.; MACHADO, C. R. S.; SANTOS, C. F. Educa-
ção ambiental para justiça ambiental: dando mais uns
passos.
Revista Eletrônica do Mestrado em Educa-
ção Ambiental
, v. 32, p. 189-208, 2015.
LEFEBVRE, H.
A produção e a re-produção das relações
sociais de produção
. SCORPIÃO: Portugal, 1973.
_____..
La producción del espacio
. España: Capitán Swing,
2013 [1974, edición francesa].
MACHADO, C. RS; MASCARELLO, M. A.; SANTOS, C. F. (Org.).
Conflitos Ambientais e Urbanos:
casos do extremo
sul do Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. v. 2.
216p.
MACHADO, C. RS (org.).
Conflitos ambientais e urbanos
–
debates, lutas e desafios
.
Porto Alegre: Evangraf, 2013.
v. 1, 280 p.
MACHADO, C. R. S.; MACHADO, T. F. O lobo (o opressor) em
pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes):
Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos
processos educativos e produtivos.
REMEA
(Revista do
Mestrado em Educação Ambiental), FURG/Rio Grande,
edição especial Paulo Freire, Disponível em:
<https:// www.seer.furg.br/remea>. Acesso em: mar. 2017.
MACHADO, C. R. S.; MORAES, B. O conflito como momento
de ruptura da hegemonia: reflexões e contribuições
a partir de Henri Lefebvre.
IV EICS:
Espaços Públicos,
Identidade e Diferenças
,
19 nov. 2014, Universidade
Federal do Pelotas (Brasil).