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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Disso, não podemos desconsiderar que tal educa-
ção ambiental não contribuiu para melhor as condições de
vida dos injustiçados e/ou no enfrentamento daqueles que
as causas ou que deles se beneficiam. Mas, uma educação
para a justiça ambiental deveria se “auto-declarar na prá-
tica enquanto anticapitalista, resistente as relações sociais
de exploração, que nasça como instrumento de luta dos
explorados para os explorados a partir dos conflitos e/ou
fazendo-os emergir, sempre se colocando de forma cola-
borativa ao lado e com esses grupos” (idem, 2015). Ou seja,
seus propositores deveriam “atuar junto aos grupos sociais
atingidos de forma programada e sistemática (pela injustiça
ambiental)” tendo como parâmetro os “princípios e práti-
cas da Rede Brasileira de Justiça Ambiental” que delinearam
naquele artigo. Mas, não “pretendemos dizer aos injustiça-
dos e que vivam a desigualdade o que é melhor para eles,
mas sim com eles produzir/definir/contribuir para suas lu-
tas”, mas, colocando-se “ao lado, com e junto a eles” (idem,
2015). Portanto, substituí-los ou colocar-se em seu lugar,
falando por eles/as.
A ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA E SUA UTOPIA
EDUCATIVA
A economia popular solidária torna-se mais visível na
década de 1990, no período de auge do neoliberalismo no
contexto brasileiro, a partir da recuperação de fábricas que
estavam em processo de fechamento e falência (devido à
desindustrialização e ao desemprego estrutural). Nesta os/
as trabalhadores/as começam a se apropriar do ambiente
de trabalho e de produção, e buscam a partir daí criar novas
formas de relações e organizações populares, por meio
das cooperativas nos assentamentos de reforma
agrária, das cooperativas populares nas periferias
metropolitanas, formada com auxílio das incubado-
ras universitárias e dos Projetos Alternativos Comu-
nitários (PACs) semeados pelas Cáritas nos bolsões
de pobreza dos quatro cantos do Brasil. Com a mo-