XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
trabalha para que nenhum grupo social, indepen-
dente de sua etnia, classe social e outros, sofra uma
carga maior dos impactos ambientais negativos. (...)
que a mesma só é possível se colocando “de forma
cooperativa, ao lado dos grupos sociais (organiza-
dos ou não) impactados negativamente (nos âmbi-
tos ambiental, social, cultural etc.) por empreendi-
mentos de determinados setores.
Tal educação, não “podem partir de abstrações sem
vínculo com o real (um real que é, para nós, decorrente das
relações entre nós (humanos), a natureza e o próprio pen-
sar deste/sobre este real” (idem, 2015). Até por que, sendo
a “Injustiça Ambiental é caracterizada pela imposição “des-
proporcional dos riscos ambientais às populações menos
dotadas de recursos financeiros, políticos e informacionais”
(...)”; e a “justiça ambiental” denominaria “um quadro de vida
futuro no qual essa dimensão ambiental da injustiça social
venha a ser superada” (ACSELRAD
et al
., 2009, p. 9), uma
educação para a justiça ambiental deveria considerar tais
aspectos.
Se a educação ambiental teve nas ultimas décadas um
grande desenvolvimento, principalmente depois de 1992
(da Conferência da Organização das Nações Unidas para o
Meio Ambiente, a Rio 92), e mais ainda depois de 2002 com
governos de “esquerda”, acabou se institucionalizando e,
assim, avançando pouco na disputa da educação ambien-
tal hegemônica focada “na mudança de comportamentos
(comportamentalismo) e no conhecimento dos aspectos
meramente ecológicos para manutenção e preservação de
ecossistemas (preservacionista)” (idem, 2015). Portanto, a
a prática da Educação Ambiental Crítica também
passa a ser vista com atenção e apresentando li-
mites, não teóricos, mas sim práticos ao ter sido
canalizada pelo instituído e, em nossa perspectiva,
perdendo seus aspectos subversivos caso não re-
torne aos movimentos sociais populares, sociais e
ambientais desde fora e contra o Estado/governo
neo-desenvolvimentista em vigência.