Table of Contents Table of Contents
Previous Page  677 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 677 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

677

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

biental que vem mapeando os conflitos destas regiões des-

de o ano de 2011.

Destas reflexões e trajetória avançamos para a ideia da

possibilidade de uma educação para a justiça ambiental que

seja produzida desde, com e junto aos grupos sociais im-

pactados negativamente por tais empreendimentos e, que

ao mesmo tempo em que os instrumentalize na luta contra

os perpetradores da injustiça ambiental (SANTOS, MACHA-

DO, DORNELES, 2015; MACHADO, 2017; MACHADO, 2018),

os auxilie, também, na construção de uma análise e reflexão

crítica destes conflitos. No relacionado à autogestão, ou aos

processos educativos nos quais os trabalhadores e trabalha-

doras são os sujeitos de sua ação nos processos de trabalho

nos apoiaremos na dissertação de mestrado de Tainara Fer-

nandes Machado (2017).

A EDUCAÇÃO ENTRE O PARADIGMA DA ORDEM OU

PARADIGMA DO CONFLITO

4

O fazer docente em processos educativos tradicionais

desenvolvem-se com determinados objetivos que se relacio-

nam à determinados conteúdos a serem trabalhados e com

métodos específicos utilizados na relação educativa pelo

educador/a. Contudo, mesmo que de forma não visível no

cotidiano, é mais do que isso, pois como o/a cidadã/o age

através de seu fazer educativo, social, ambiental e político in-

serido num contexto extra espaço de trabalho e de estudo.

Por mais específicos, ou gerais que sejam os objetivos, eles se

relacionam a determinados pontos de vista (Bourdieu, 2002)

que o/a guiam ou orientam sua utopia buscada pela ação que

desenvolve junto aos seus educandos/as em determinados

contextos concretos e dado momento histórico.

Ao inserir a relação que o educador estabelece com

seus/suas educandos/as na perspectiva dos “paradigmas

societários” de Boaventura de Sousa Santos (1996), podería-

4

Apresentado por Boaventura de Sousa Santos in:

<https://docslide.com. br/documents/para-uma-pedagogia-do-conflito-boaventura-de-sousa -santos.html>

, acesso 16.04.2018.