XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
OS CONFLITOS E A PRODUÇÃO SOLIDÁRIA
COMO MOMENTOS EDUCATIVOS: REFLEXÕES
PARA UMA TEORIA DA AÇÃO DOS OPRIMIDOS
Carlos R. S. Machado
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Tainara F. Machado
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INTRODUÇÃO
Na última década muitos países da América Latina fo-
ram governados por partidos e alianças progressistas com
caráter democratizantes e de distribuição de renda e polí-
ticas aos mais pobres e excluídos, como exemplo a Argen-
tina, a Venezuela, a Bolívia, o Paraguai, o Uruguai, o Equa-
dor, etc...e, assim, se contrapuseram às políticas neoliberais
e reestruturativas que predominaram na região nos anos
1990. No entanto, apesar dos aspectos positivos de tais po-
líticas, os mesmos governos democratizantes e progressis-
tas tiveram a mesma relação com a natureza/meio ambiente
que governos neoliberais que assim se mantiveram (ex. Co-
lômbia e Peru) tanto, no Brasil e no Uruguai (MACHADO C.
RS, VARELA, 2015) daquilo que Maristela Svampa chamou
de “consenso das commodities” (2012, 2016). Ou seja, a ex-
ploração da natureza (recursos, águas, terras) através da mi-
neração, do agronegócio, da exploração mineira e petroleira
ocorreu da mesma forma que os governos neoliberais. Por
outro lado, no caso brasileiro, conforme Leonardo Boff, os
governos do PT criaram consumidos, inseriram populações
no consumo, e não em espaços de cidadania, de participa-
ção e de construção de um projeto nacional e participativo.
Além de, para governarem terem se aliado as “velhas” clas-
ses dominantes, que quando não lhes foi mais necessário
se articularam com a oposição e grupos financiados do ex-
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Prof. Dr. da FURG e do Observatório dos Conflitos Urbanos e Ambientais
do extremo sul do Brasil.
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Mestra em Educação pelo PPGDU/FACED/UFRGS, Educadora Social e Pe-
dagoga no Coletivo de Educação Território popular.