XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
681
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
bilização da Igreja, dos sindicatos e das universida-
des, as iniciativas dispersas de combate à fome e à
miséria começaram a se aglutinar, processo pode-
rosamente impulsionado pelas reuniões do Fórum
Social Mundial, em Porto Alegre a partir de 2001
(SINGER, 2009, p. 43).
O próprio movimento de economia solidária se afirma
ser a organização econômica popular solidária um local de
experiências concretas do trabalho como um princípio educa-
tivo, que “têm-se o caráter útil do trabalho, intercâmbio me-
tabólico entre os homens e a natureza, condição para produ-
ção de coisas socialmente úteis e necessárias. [...] ” (ANTUNES,
2005, p. 69). A expansão do trabalho no dito “terceiro setor”,
como as cooperativas são chamadas, decorreu da retração
do mercado industrial, da redução do setor de serviços em
função da crise/desemprego estrutural dentre outros motivos
da sociedade brasileira na época. Para Marx, o
trabalho associado como contraponto ao trabalho
assalariado, como relação que aponta para a futura
substituição do assalariamento e se relaciona com
as fábricas cooperativas existentes à sua época. O
trabalho associado é uma relação que se expressa
no movimento da classe trabalhadora, mais especi-
ficamente, nas fábricas cooperativas e, ao mesmo
tempo em que se contrapõe ao assalariamento,
conecta-se às necessidades de uma nova relação
social de produção fundada na associação dos pro-
dutores (trabalhadores) (SOUZA, 2008, p.61).
No período da gestão do ex-presidente Lula, foi criada
a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) junto
ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) –deu um impul-
so a organização e a assessoria as grupos e cooperativas. A
partir disso, ocorreu uma legitimação do termo Economia
Solidária (ECOSOL), apesar de existirem outras denomina-
ções, como por exemplo; Economia Popular Solidária, Outra
economia, Economia Popular, etc
5
.
5
Do artigo final do Seminário Avançado - Fundamentos da relação traba-
lho educação, PPGEDU/UFRGS, Profa Conceição Paludo, 2016, por Tainara
Fernandes Machado.