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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

X ter alguém responsável pelo processo produtivo (gerente,

dono do negócio, docente)” (Fernandes e Fischer, 2018).

Neste sentido, umas das “umas das possibilidades

para o avanço dessa política de educação/formação seja um

estreitamento, ascendente, com a EJA, tanto para a quali-

ficação dos/as trabalhadores/as que freqüentam a Modali-

dade EJA, quanto para a formação de agentes em ECOSOL,

para a qualificação de formadores/as e educadores/as que

assessoram, acompanham e apóiam EESs; o complemento

na formação dos/as educandos/as regulares dessa moda-

lidade, no sentido de possibilitar uma outra perspectiva de

organização de trabalho, ou, até mesmo, uma alternativa ao

desemprego” (Fernandes e Fischer, 2018)

6

.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Das pesquisas realizadas até o momento, e na perspec-

tiva da justiça ambiental dentro do campo da educação e da

educação ambiental que nos levaram a idéia da necessidade

de uma teoria da ação dos oprimidos (FREIRE, 1986; MACHA-

DO E MACHADO, 2017). Disso, este trabalho apresentou o

contexto das pesquisas sobre os conflitos no extremo sul do

Brasil vinculado a Rede Brasileira de Justiça ambiental

7

, e as

reflexões que fizemos sobre os conflitos e a educação am-

biental e de Paulo Freire sobre a teoria dos oprimidos (MA-

CHADO e MACHADO, 2017; FREIRE, 1970) e a autogestão por

Lefebvre identificamos potencialidades para a educação, a

educação ambiental e aos processos produtivos e territoriais

da perspectiva da autogestão. Disso, então podemos dizer

que nossa hipótese para ser confirmada enquanto positiva,

ou correta, a mesma deveria orientar a perspectiva acadêmica

enquanto mediadora da ação junto e em apoio aos grupos

sociais oprimidos ou injustiçados pelo capital, suas ações e

6

Educação/formação em economia solidária: aspectos de uma contribuição

ao estado da arte, entre 2009 e 2014

,

Mestra Tainara Fernandes Machado e

Profa. Dra. Maria Clara Bueno Fischer (artigo no prelo).

7

Rede Brasileira de Justiça Ambiental, ver:

https://redejusticaambiental. wordpress.com/sobre/,

acesso 16.04.2018.