XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
PROJETO MANAS NA ESCOLA
Maria Regina Vasconcelos
1
Sicero Agostinho Miranda
2
Vilmar Alves Pereira
3
INTRODUÇÃO
A culpa sobre a violência sofrida recai sobre as ações e
comportamentos do indivíduo, seria ele o responsável pela
agressão sofrida. Vale destacar que a culpa e/ou a oculta-
ção aos fatos de agressões realizadas nas escolas e univer-
sidades legitimam e incentivam em certo ponto, a violência
sofrida pelo indivíduo homossexual ou trans. Ainda com
Caetano (2005), a violência está em tudo que é capaz de im-
primir sofrimento ou destruição ao indivíduo, bem como o
que pode degradar ou causar transtornos à sua integridade
físico-psíquica e patrimonial. Violentar o indivíduo, é arran-
cá-lo da sua dignidade.
A discriminação e preconceito contra os/as homos-
sexuais e
trans
demarca a diferença de um/a com relação
ao/a outro/a, afirmando a referenciabilidade daquele/a que
discrimina e a inferioridade e desvio daquele/a que é dis-
criminado/a. A ideia de desvio implica a existência de um
comportamento médio ou ideal, que expressa uma harmo-
nia com as exigências de funcionamento do sistema social.
O que agrava o quadro de violência contra homossexuais e
trans é a legitimidade que esse ato provoca. É comum que a
discriminação não sofra as sanções sociais e legais, a última
por inexistir, sendo muitas vezes ovacionada. Vale dizer que
a discriminação significa toda e qualquer distinção, exclu-
são, restrição ou preferência que tenha como resultado pre-
1
Universidade Federal do Rio Grande, Licencianda em Geografia,
nathalimlemos@gmail.com2
Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em
Educação em Ciências,
siceromiranda@gmail.com3
Universidade Federal do Rio Grande,
vilmar1972@gmail.com