Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1521 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1521 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1521

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO

ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO

ATRAVÉS DA PESQUISA

Sandra Lilian Silveira Grohe

1

Laudete de Brito

2

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o propósito de refletir sobre a

inserção da Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental,

a partir do ensino e da pesquisa. Partimos da leitura do livro

Pedagogia da Autonomia

, na qual um de seus capítulos é

dedicado à reflexão do ensino e da pesquisa. Segundo Paulo

Freire “não há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino”

(1996, p.29). A partir desta citação refletimos enquanto pes-

quisadoras e educadoras: Se não há ensino sem pesquisa, e

pesquisa sem ensino, o que fazemos na escola? Ensinamos?

Pesquisamos? Ensinamos e pesquisamos? Pesquisamos e

ensinamos? Ensinamos pesquisando?

Em ambos os processos são necessários movimen-

tos pela busca de conhecimento. O professor que pesquisa

indaga, questiona, constata e passa a intervir no mundo e

assim educa a si e aos outros sujeitos (educandos). Portanto,

ao ensinar através da pesquisa, precisamos também prati-

cá-la como docentes, então há um movimento recíproco de

ensino e de pesquisa. Aambos não existem sozinhos. Tan-

to o ensino quanto a pesquisa são fundamentais na prática

educativa.

Freire aponta uma reflexão aos “saberes necessários à

prática educativa”, abordando questões essenciais, que vão

além da aprendizagem através da experiência, do “saber pu-

ramente utilitário”, referindo-se, principalmente, a formação

1

Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Doutorado em Educação. Bol-

sista CAPES. Email:

sandragrohe@gmail.com

2

Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Mestrado em Educação. Email:

Laubrt@gmail.com