XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1521
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO
ATRAVÉS DA PESQUISA
Sandra Lilian Silveira Grohe
1
Laudete de Brito
2
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem o propósito de refletir sobre a
inserção da Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental,
a partir do ensino e da pesquisa. Partimos da leitura do livro
Pedagogia da Autonomia
, na qual um de seus capítulos é
dedicado à reflexão do ensino e da pesquisa. Segundo Paulo
Freire “não há ensino sem pesquisa, e pesquisa sem ensino”
(1996, p.29). A partir desta citação refletimos enquanto pes-
quisadoras e educadoras: Se não há ensino sem pesquisa, e
pesquisa sem ensino, o que fazemos na escola? Ensinamos?
Pesquisamos? Ensinamos e pesquisamos? Pesquisamos e
ensinamos? Ensinamos pesquisando?
Em ambos os processos são necessários movimen-
tos pela busca de conhecimento. O professor que pesquisa
indaga, questiona, constata e passa a intervir no mundo e
assim educa a si e aos outros sujeitos (educandos). Portanto,
ao ensinar através da pesquisa, precisamos também prati-
cá-la como docentes, então há um movimento recíproco de
ensino e de pesquisa. Aambos não existem sozinhos. Tan-
to o ensino quanto a pesquisa são fundamentais na prática
educativa.
Freire aponta uma reflexão aos “saberes necessários à
prática educativa”, abordando questões essenciais, que vão
além da aprendizagem através da experiência, do “saber pu-
ramente utilitário”, referindo-se, principalmente, a formação
1
Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Doutorado em Educação. Bol-
sista CAPES. Email:
sandragrohe@gmail.com2
Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Mestrado em Educação. Email:
Laubrt@gmail.com