XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
aulas expositivas, no uso do livro didático, do caderno, do
quadro, no recreio e nas reuniões pedagógicas. Em todos
estes e outros momentos escolares podem ocorrer a apren-
dizagem, desde que se discuta a razão de ser dos saberes
transmitidos. (FREIRE, 1996, p. 30) Uma das tarefas docentes
é a de trabalhar com os educandos a
rigorosidade metódi-
ca
, além de ensinar os conteúdos, também ensinar a
pensar
certo
. A
rigorosidade metódica
e o
pensar certo
estão direta-
mente relacionados ao
ciclo gnosiológico
, na qual “a dodis-
cência (docência e discência) [...] e a pesquisa, são indicoto-
mizáveis.” (FREIRE, 1996, p. 28) Educar é ter consciência, é ler
o mundo para transformá-lo. Implica em aprender a pensar,
indo além de somente assimilar os conteúdos programados,
implica na mudança de comportamento.
A partir destas primeiras reflexões sobre ensino e pes-
quisa, evidenciaremos a possibilidade de prática de pesquisa
e de ensino no cotidiano escolar, através da incorporação da
Iniciação Científica no currículo da educação básica, exclu-
sivamente do ensino fundamental. Apresentaremos como
exemplos positivos três iniciativas que incentivam e pro-
movem a IC no ensino fundamental em nível local, nacional
e internacional. A primeira parte do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), a segunda
da Fundação Liberato de Novo Hamburgo-RS e a terceira
o Salão UFRGS Jovem, ou Salãozinho, promovido pela Uni-
versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto
Alegre - RS.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL -
INICIATIVAS CONCRETAS
Segundo estudos de Oliveira (2004 e 2015), a IC, pau-
latinamente, vem sendo inserida nos currículos de escolas de
ensino fundamental brasileiras. Sobre o Ensino Fundamental
da rede pública, em 2003, um incentivo para a inserção da
IC partiu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí-
fico Tecnológico (CNPq), que criou o Programa de Iniciação
Científica Júnior (ICJ), tendo como finalidade: