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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

aulas expositivas, no uso do livro didático, do caderno, do

quadro, no recreio e nas reuniões pedagógicas. Em todos

estes e outros momentos escolares podem ocorrer a apren-

dizagem, desde que se discuta a razão de ser dos saberes

transmitidos. (FREIRE, 1996, p. 30) Uma das tarefas docentes

é a de trabalhar com os educandos a

rigorosidade metódi-

ca

, além de ensinar os conteúdos, também ensinar a

pensar

certo

. A

rigorosidade metódica

e o

pensar certo

estão direta-

mente relacionados ao

ciclo gnosiológico

, na qual “a dodis-

cência (docência e discência) [...] e a pesquisa, são indicoto-

mizáveis.” (FREIRE, 1996, p. 28) Educar é ter consciência, é ler

o mundo para transformá-lo. Implica em aprender a pensar,

indo além de somente assimilar os conteúdos programados,

implica na mudança de comportamento.

A partir destas primeiras reflexões sobre ensino e pes-

quisa, evidenciaremos a possibilidade de prática de pesquisa

e de ensino no cotidiano escolar, através da incorporação da

Iniciação Científica no currículo da educação básica, exclu-

sivamente do ensino fundamental. Apresentaremos como

exemplos positivos três iniciativas que incentivam e pro-

movem a IC no ensino fundamental em nível local, nacional

e internacional. A primeira parte do Conselho Nacional de

Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), a segunda

da Fundação Liberato de Novo Hamburgo-RS e a terceira

o Salão UFRGS Jovem, ou Salãozinho, promovido pela Uni-

versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto

Alegre - RS.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL -

INICIATIVAS CONCRETAS

Segundo estudos de Oliveira (2004 e 2015), a IC, pau-

latinamente, vem sendo inserida nos currículos de escolas de

ensino fundamental brasileiras. Sobre o Ensino Fundamental

da rede pública, em 2003, um incentivo para a inserção da

IC partiu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí-

fico Tecnológico (CNPq), que criou o Programa de Iniciação

Científica Júnior (ICJ), tendo como finalidade: