1522
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de educadores e educadoras. Para isso aponta a importância
de perpassar o conhecimento ingênuo à
curiosidade episte-
mológica
, sendo esta a capacidade de aprender criticamente.
Sabemos que há conteúdos programados que de-
vem ser ensinados e/ou construídos no processo de ensino
aprendizagem nas escolas e isso não deve ser colocado de
forma secundária, aliás, um bom projeto político-pedagógi-
co cuidará de pensar, coletivamente, sobre conteúdos e for-
mas de ensiná-los. Não se trata de descartar os conteúdos e
muito menos ignorar o mundo já posto para os estudantes,
e sim refletir e contextualizar durante os processos de pes-
quisa e de ensino. Além disso, para
ser mais
(FREIRE, 1987,
p.72) se faz necessário o saber notório (experiência), mas
também o conhecimento já elaborado, ou melhor, o mundo
já posto, a tradição. Para Freire, a leitura de mundo e a rea-
lidade são muito importantes, porém não o suficiente para
atingir o objetivo de educação libertadora. É preciso ir além.
Hannah Arendt aponta em sua obra
Entre o passado e
o futuro
que:
a educação está entre as atividades mais elementa-
res e necessárias da sociedade humana, que jamais
permanece tal qual é, porém se renova continua-
mente através do nascimento, da vida de novos
seres humanos. Esses recém-chegados, além disso,
não se acham acabados, mas em um estado de vir a
ser”. (ARENDT, 2013, p. 234).
A autora ressalta a importância de percebermos que
a criança necessita que o adulto lhe apresente o mundo já
posto, porque o mundo já está dado, há tradições, conhe-
cimentos que precisam ser ensinados. A partir dessa pers-
pectiva podemos afirmar que ensinar exige generosidade e
competência profissional para um ensino de qualidade, que
reconheça as imbricações do fazer docente. O que ensinar?
Para que ensinar? Como ensinar? Em que momento é pro-
duzido conhecimento?
Podemos afirmar que a produção de conhecimento
e estímulo à capacidade criadora pode ocorrer durante as