1526
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
fantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos
(EJA), com o objetivo de difundir e promover a pesquisa e a
investigação científica em todos os níveis de ensino da Rede
Municipal. Como exemplo específico desta prática, traremos
a experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fun-
damental (EMEF) Santa Marta, no Município de São Leopol-
do-RS.
EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EMEF
SANTA MARTA
A implementação da IC no currículo da EMEF Santa
Marta ocorreu em 2015, inicialmente nos 5º anos e poste-
riormente nos anos finais do Ensino Fundamental. Um dos
fatores que motivou para a implementação da IC foi o fato
dos alunos, concluintes do fundamental, ingressarem no En-
sino Médio e expressarem dificuldades relacionadas à cons-
trução de projetos de pesquisa, principalmente, referente
à metodologia científica. Então com intuito de aprimorar o
ensino e a pesquisa e despertar o senso de investigação,
autonomia e criticidade, principalmente, em relação à rea-
lidade e aos desafios enfrentados na Vila Santa Marta
4
, ini-
ciou-se a IC.
Partiu-se da compreensão da IC nos documentos da
MOSTRATEC Junior, na qual a pesquisa científica tem como
objetivo fundamental o de “pesquisar e descobrir respos-
tas para problemas através do emprego de procedimentos
científicos.” (MOSTRATEC JUNIOR, 2016) A pesquisa tem uti-
lidades para diferentes fins.
É aplicada para descobertas científicas importantes
como a solução de vários problemas da humanida-
de, tratamento de doenças, soluções para o meio
ambiente, entre outros, sempre buscando novos
conhecimentos que melhorem a qualidade de vida
dos seres humanos. (MOSTRATEC JUNIOR, 2018b)
4
“A vila carrega com ela as marcas das enchentes, da falta de uma rede
elétrica bem estruturada, do esgoto a céu aberto em muitas ruas, da
ausência de posto de saúde. Da falta de locais para a diversão e lazer”.
(
HENSSLER;RAMIREZ,
2018a, p.2)