XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1527
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Neste sentido, a IC da EMEF Santa Marta, tem como
objetivo geral incentivar e fomentar a pesquisa a partir de
temas de interesse dos alunos. Assim como, pretende es-
timular a imaginação e a curiosidade; oportunizar a produ-
ção e socialização do conhecimento; incentivar a autono-
mia; possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos
alunos para a comunidade em geral; preparar o aluno para
trabalhar de acordo com seu interesse e com outras formas
de produção do conhecimento.
Essa organização conta com dois períodos de IC, se-
manalmente, no currículo, com apoio dos professores do
Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídias – EVAM e
da biblioteca. O espaço sala de aula, muitas vezes, passa a
ser o pátio da escola, a comunidade, visitas ao Arroio da
Manteiga, a horta da escola (Horta-Mãe-da-Terra), e o au-
ditório, entre outros. Os alunos recebem orientações para
o desenvolvimento de projetos, envolvendo “uma série de
atividades com o propósito de produzir algo com função
social real.” (BRASIL, 1997, P. 126), assim como são lançadas
ideias, prevista as etapas do trabalho e definido aonde se
quer chegar. (BAGNO, 2010, p.22).
A metodologia utilizada é a pesquisa coletiva, sem-
pre elaborada em grupos ou duplas. Assim todas as tarefas
devem ser discutidas, decididas coletivamente para que o
grupo e/ou a dupla possa chegar a uma conclusão sobre o
assunto investigado. Estes são orientados por um professor
de IC
5
em sala de aula, assim como recebem o auxílio de
monitores
6
e/ou coorientadores
7
, para desenvolverem seus
5
As três professoras responsáveis por orientar os trabalhos durante as au-
las de IC receberam a formação “Projetos Científicos e Tecnológicos na
Escola”, com duração de 40 horas, ofertada pela Fundação Liberato Salza-
no Vieira da Cunha. No ano de 2017, no Município de São Leopoldo, 47
professores participaram da formação, totalizando 28 escolas de Educação
Infantil e Ensino Fundamental. (VISÃO DO VALE, 2018).
6
Os monitores são alunos ou ex-alunos que participaram das aulas de IC,
há mais de três anos, e tem interesse, voluntariamente, de auxiliar um gru-
po em suas pesquisas.
7
São professores que se disponibilizam a realizar orientações em seus pe-
ríodos de HAE (Hora Atividade na Escola)