1530
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dizagens, integração, novas amizades, encontros, enfim, é
disponibilizada a abertura para novos horizontes científicos,
culturais, sociais e ambientais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A implementação de IC no currículo base do Ensino
Fundamental está ocorrendo, gradativamente, na EMEF San-
ta Marta. É um exemplo de experiência pensada para qua-
lificar o ensino, pois reflete o processo de experimentação
de realizar pesquisa, permanentemente, em sala de aula. A
esperança é que a partir desta experiência, assim como das
outras relatadas neste artigo, ocorram transformações no
processo de ensino e aprendizagem, as quais contemplem
o desenvolvimento da criticidade e o aperfeiçoamento nos
processos de leitura, escrita, raciocínio lógico e de interação
com o meio.
Portanto, a implementação de IC, com ações refleti-
das, contribuirá para o ensino e evitará ser mais um “mo-
dismo” na educação. Para a concretização de pesquisa e
ensino de qualidade há necessidade de arriscar, pensar co-
letivamente e experimentar fazer pesquisa na escola a partir
do rigor metódico. Para isso, conta-se com a participação
e a atuação de docentes envolvidos com uma educação
que vislumbre ensinar através da pesquisa. Também com a
necessidade de certa formação continuada que possibilite
mudanças de atitudes e de transformações de si mesmo
para assim modificar o meio de inserção. E esse movimen-
to pode resultar em modificações no mundo. Conforme
Paulo Freire (1996, p. 110), “ensinar exige compreender
que a educação é uma forma de intervenção no mundo”.
Ao ensinar refletindo e pesquisando a partir da leitura de
mundo, possibilita-se aos envolvidos serem protagonistas
da sua história. Na obra
Em defesa da escola: uma ques-
tão pública
, Masschelein e Simons apontam “a educação
como uma concessão de autoridade para o mundo, não
só pra falar sobre o mundo, mas também e, sobretudo por
dialogar (encontrar, comprometer-se com ele). Em suma,