XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1535
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
CARTA PEDAGÓGICA: A PROPOSTA
POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EMEF EM TEMPO
INTEGRAL PROF. VALDIR CASTRO: DIÁLOGOS
COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Nitéri Ferreira Vieira
1
Os sonhos são projetos pelos quais se luta.
Paulo Freire (2000, p.54)
Cara(o) leitor(a), esta carta tem a intenção de apre-
sentar a proposta/prática política pedagógica da Escola em
Tempo Integral Prof. Valdir Castro dialogando com a obra
freiriana, principalmente, com a Pedagogia do Oprimido
que, em seus 50 anos, não deixa de ser atual e necessária.
A situação política que o país enfrenta, com a demo-
cracia ameaçada, após um golpe que destituiu a presidenta
eleita, as instituições desacreditadas, as grandes privatizações
em curso, como por exemplo, a da Eletrobrás, o judiciário e
a grande mídia manipulando cada vez mais o poder do es-
tado e a opinião pública, com diversas “reformas”, uma mais
maldosa que a outra (com a classe trabalhadora), como a re-
forma trabalhista e a suspensa (até o próximo ano) reforma
previdenciária. Exige reflexão crítica, posicionamento, luta e
resistência. Tempos em que vemos os discursos de ódio, pre-
conceito e violência crescerem cada vez mais. Discursos fun-
damentalistas que beiram o fascismo. Mostrando, àquelas(es)
que diziam que não existia mais direita e esquerda, que com
a globalização não havia mais disputa entre as classes: a luta
entre direita e esquerda existi sim, pois não estamos livres da
opressão que apenas tomou outros discursos e formas.
No momento histórico em que vivemos, nossa práti-
ca pedagógica precisa estar a serviço da pedagogia da(o)
1
Pedagoga, pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Super-
visão e Orientação Escolar, pela Universidade Cândido Mendes. Professora
da rede municipal de ensino de Rio Grande – RS.