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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1535

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CARTA PEDAGÓGICA: A PROPOSTA

POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EMEF EM TEMPO

INTEGRAL PROF. VALDIR CASTRO: DIÁLOGOS

COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Nitéri Ferreira Vieira

1

Os sonhos são projetos pelos quais se luta.

Paulo Freire (2000, p.54)

Cara(o) leitor(a), esta carta tem a intenção de apre-

sentar a proposta/prática política pedagógica da Escola em

Tempo Integral Prof. Valdir Castro dialogando com a obra

freiriana, principalmente, com a Pedagogia do Oprimido

que, em seus 50 anos, não deixa de ser atual e necessária.

A situação política que o país enfrenta, com a demo-

cracia ameaçada, após um golpe que destituiu a presidenta

eleita, as instituições desacreditadas, as grandes privatizações

em curso, como por exemplo, a da Eletrobrás, o judiciário e

a grande mídia manipulando cada vez mais o poder do es-

tado e a opinião pública, com diversas “reformas”, uma mais

maldosa que a outra (com a classe trabalhadora), como a re-

forma trabalhista e a suspensa (até o próximo ano) reforma

previdenciária. Exige reflexão crítica, posicionamento, luta e

resistência. Tempos em que vemos os discursos de ódio, pre-

conceito e violência crescerem cada vez mais. Discursos fun-

damentalistas que beiram o fascismo. Mostrando, àquelas(es)

que diziam que não existia mais direita e esquerda, que com

a globalização não havia mais disputa entre as classes: a luta

entre direita e esquerda existi sim, pois não estamos livres da

opressão que apenas tomou outros discursos e formas.

No momento histórico em que vivemos, nossa práti-

ca pedagógica precisa estar a serviço da pedagogia da(o)

1

Pedagoga, pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Super-

visão e Orientação Escolar, pela Universidade Cândido Mendes. Professora

da rede municipal de ensino de Rio Grande – RS.