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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

projetos de ação durante o ano letivo. Desta forma, nota-se

que muitos são os docentes e alunos envolvidos com a im-

plementação da IC no Ensino Fundamental. Além disso, per-

cebe-se uma prática pedagógica reflexiva, através do ato de

ensinar pesquisando. A formação de pesquisadores ocorre

através de outros investigadores.

Durante o ano letivo são sugeridos dois projetos, um

por semestre, porém nada impede que eles tenham duração

de um ano. Cada grupo deve pensar em um tema de seu

interesse, depois justificar a escolha e pensar no objetivo e

na metodologia para desenvolver o projeto.

Todo o processo é registrado em um caderno de cam-

po. Nessa atividade de registro está intrínseco o desenvolvi-

mento de uma habilidade essencial no ensino, a escrita. Ao

estar atento a todos os dados que devem constar no diário,

o educando pode e deve estabelecer uma relação com esse

recurso de forma autônoma, descrevendo observações e

percepções que possibilitarão um aprendizado significativo,

aprimorando o ensino e a pesquisa. Os estudantes também

executam um cronograma com as datas pré-definidas e fu-

turas ações a serem realizadas.

Em relação à avaliação, ela tem “a tarefa de ser diag-

nóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avan-

ço, terá de ser o instrumento da identificação de novos ru-

mos” (LUCKESI, 1999, p. 43). Como critérios de avaliação os

alunos passam por uma banca avaliadora, (composta por

dois professores e/ou pesquisadores convidados), onde são

apresentados os projetos. A ideia é que os alunos se per-

cebam atuantes no processo educacional e, consequente-

mente, sintam-se protagonistas em seu meio. Os projetos

devem ser originais e os alunos terão que dar atenção aos

cuidados éticos, conforme a Resolução 466/12

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, assim como

não serão admitidos plágios e falsificações.

Na exposição para a banca avaliadora, os alunos po-

dem apresentar seus trabalhos utilizando programas de

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Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res 0466_12_12_2012.html>

. Acesso em: 06 mar 2018.