1524
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Despertar vocação científica e incentivar talentos
potenciais entre estudantes do ensino fundamen-
tal, médio e profissional da Rede Pública, mediante
sua participação em atividades de pesquisa cien-
tífica ou tecnológica, orientadas por pesquisador
qualificado, em instituições de ensino superior ou
institutos/centros de pesquisas. (CNPq, 2018)
De acordo com Oliveira (2015), a ICJ passou a con-
ceder bolsas aos estudantes do ensino fundamental (EF) e
médio, no valor de R$ 100,00, pelo período de 12 meses,
com o objetivo de propiciar opções de educação científi-
ca e tecnológica desde a Educação Básica. No primeiro ano
de sua implementação, a oferta foi de 132 bolsas. Em 2010,
houve um aumento de 975%, com a oferta de 4.053 bolsas
para ensino fundamental e médio.
Um exemplo foi a experiência trazida pelo Colégio
Universitário Geraldo Reis (Coluni), instituição ligada à Uni-
versidade Federal Fluminense (UFF). Através do Pibiquinho,
versão infanto juvenil do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação Científica (Pibic), do CNPq, os alunos do ensino
fundamental, assim como professores da universidade e da
escola, receberam bolsas de IC. No ano de 2017, com ver-
bas oferecidas através do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação Científica para o Ensino Fundamental (PIBIC-EF),
foram recomendadas oito (8) bolsas de IC para as áreas de
Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Humanas, Lin-
guísticaca, Letras e Artes do ensino fundamental
3
.
No Estado do Rio Grande do Sul, uma iniciativa que
vem conquistando destaque é a feira de ciência e tecno-
logia MOSTRATEC Junior da Fundação Liberato, na cidade
de Novo Hamburgo. Essa ocorre juntamente à MOSTRATEC
(Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), considerada
um dos mais expressivos eventos internacionais de ciência
jovem da América Latina.
A MOSTRATEC Júnior é um movimento pela disse-
minação da prática de pesquisa científica, com foco
3
Conforme quadro com listagens do resultado final contendo as propostas
recomendadas ( PRPI, 2018).