1518
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Em sínteses, com base no que discute Dayrell (2007),
sobre a cultura juvenil e aspectos históricos e sociocultu-
rais, a socialização de saberes populares podem reforçar a
questão de obstáculos limitantes associados ao seu espaço
social, ao mesmo tempo que não são determinantes, pois
os sujeitos são seres humanos capazes de expressarem seus
sentimentos, percepções, valores, etc., fatores que o au-
tor considera fundamental para fazer parte do convívio, a
comunicação e interação com outros jovens. Ao realizar a
investigação temática, que neste texto buscou indicar algu-
mas questões que circundam os jovens da escola acompa-
nhada pela pesquisa, oportuniza-se maior possibilidade de
interlocução com a realidade vivenciada pelos mesmos, com
mudanças no currículo escolar e, em especial, nas discus-
sões que permeiam a sala de aula.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Consideramos que existem diversas expressões cultu-
rais na Colônia Z3 que, em sua grande maioria, vinculam-se
a atividades socioeconômicas e socioambientais. Na relação
sociocultural vivenciada pelos sujeitos, identificamos que está
presente a prática da pesca artesanal, que gera “produtos cul-
turais” da região, como os artesanatos e a gastronomia.
Das atividades de expressão cultural que os jovens
educandos participam, no espaço da Colônia Z3, são poucas
as opções relatadas pelos jovens educandos. Ao terem de
optar entre atividades da pesca e a escola, muitos jovens
optavam pelo trabalho na pesca, deixando de ir na aula ou
chegando atrasado, embora que também relatam interesse
em não trabalhar com a pesca. Atualmente muitos educan-
dos têm esperança dividida entre concluir o Ensino Médio
e poder sair da Pescaria Artesanal. Entretanto, na busca por
problematização e discussões sobre o contexto dos jovens,
estão presentes algumas organizações governamentais, da
sociedade civil, da escola e da universidades que contribuem
para estimular o pertencimento e a identidade cultural da
Colônia de Pescadores Z3.