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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Iremos discutir por meio das concepções de Freire
e Dayrrell algumas considerações por intermédio das nar-
rativas identificadas através dos diálogos com os jovens
educandos. Seguimos a sugestão de Dayrell (2007), de não
partir do ponto de visa da escola, mas do olhar do conhe-
cer do jovem, no seu espaço, no qual problematizaremos a
condição juvenil atual, nas perspectivas da sua cultura, suas
demandas e necessidades próprias da condição juvenil.
De acordo com um dos relatos da Investigação Te-
mática a irmã de um educando que estava ausente na sala
relatou ao professor:
“Meu irmão chegará atrasado na aula,
por conta das obrigações com a entrega de 10 caixas de peixe
levadas em São Lourenço”.
O jovem educando, ao chegar
em sala de aula, respondeu a uma das perguntas do pro-
fessor sobre o seu futuro com a pesca: “
Pretendo estudar e
sair da pesca”.
Segundo Dayrell (2007), o jovem carrega em
si, apropriação de saberes que são, suas experiências sociais
vividas em diferentes tempos e espaços, que mesmo imbri-
cadas com sua Cultura desejam transpô-las. A resposta vai
ao encontro do que apresenta no texto de Pimentel, Madei-
ra e Gomes (2015), no sentido de buscar alternativas ao seu
campo profissional, vislumbrando melhores condições de
trabalho e renda. As falas conduzem para a preocupação de
que, na escola, as reflexões se voltem para questões do coti-
diano dos educandos, como a pesca e as alternativas viáveis,
sejam problematizadas, identificando-se e vislumbrando-se
alternativas, por exemplo, sobre a qualidade de vida, traba-
lho e renda
Um exemplo de problematização e discussão possível
emergiu em um outro momento vivenciado na colônia Z3,
em que um dos autores do trabalho, ao ir até um galpão
de peixe, encontrou um dos educandos e perguntou
a
ele
sobre a quantidade de conchas que estavam próximas aos
resíduos dos peixes na borda da Lagoa. Nesse momento o
educando apresenta os saberes populares advindos da sua
prática cultural:
“As ondas e correntezas trazem as conchas e
ondas provocadas por navios grandes, mas o vento contribui